O Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu uma nota sobre a proibição de circular na via pública de 121 concelhos do país em determinados horários e, por isso, exortou as dioceses a adaptarem os horários de suas Missas nos fins de semana.

No último sábado, 7 de novembro, o Conselho de Ministros Extraordinário aprovou “o decreto executa a declaração do estado de emergência efetuada pelo Presidente da República com a duração de 15 dias, das 00h00 de 9 de novembro às 23h59 de 23 de novembro”.

Entre as medidas determinadas por este decreto está “a proibição de circulação, nos concelhos determinados com risco elevado, em espaços e vias públicas diariamente entre as 23h00 e as 05h00, bem como aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 05h00, exceto deslocações urgentes e inadiáveis”.

Diante de tal determinação, dizendo “surpreendidos”, os bispos portugueses consideraram que trata-se de algo “compreensível” devido à “situação de limite a que estamos já a chegar em termos do sistema de saúde”.

Entretanto, afirmaram, é uma medida que “coloca muitas dificuldades às nossas atividades eclesiais, sobretudo nas tardes de sábado e domingo”.

Nesse sentido, indicaram que, “até ver se haverá margem de outras intervenções, cada Diocese verá o melhor modo de adaptar as suas celebrações vespertinas e outras atividades para outros horários”.

Como exemplo, citaram a Diocese de Setúbal, onde, dentro das possibilidades, “as missas vespertinas podem ter lugar também nos sábados de manhã”.

“Vivemos tempos conturbados. Temos necessidade de um suplemento de fé na presença do Senhor entre nós e de uma especial solicitude para com os nossos irmãos e irmãs que estão neste barco do mundo em grande borrasca. Clamemos para que Ele nos salve, mas escutemos o seu desafio aos discípulos no meio da tempestade: ‘Porque tendes medo? Não tendes fé?’”, expressaram os Prelados portugueses.

Por fim, informaram que na próxima quarta-feira terá início a Assembleia Plenária da CEP, no Santuário de Fátima, onde “haverá certamente ocasião para abordar em comum estas orientações, assim como a celebração da Santa Missa pelas vítimas da pandemia em Portugal, que continua marcada para as 11h00 do dia 14 de novembro na Basílica da Santíssima Trindade”.

Confira também: