Ao receber este meio-dia aos participantes da 19° Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, o Papa Bento XVI deu a conhecer que este dicastério vaticano está preparando um vade-mécum sobre o matrimônio.

Em seu discurso aos participantes deste evento que se realiza até o dia 10 de fevereiro e que trata o tema dos direitos da infância, o Santo Padre recordou o Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, que presidiu o mencionado dicastério durante 18 anos e se referiu ao VI Encontro Mundial das Famílias celebrado no México em 2009 e cuja VII edição será celebrada em Milão em 2012.

O Pontifício Conselho está levando adiante várias iniciativas "para sensibilizar sobre o valor fundamental da família na vida da Igreja e da sociedade", disse Bento XVI e se referiu ao projeto "A família sujeito de evangelização", que se propõe "coletar mundialmente experiências válidas nos diversos âmbitos da pastoral familiar para que sirvam de inspiração e impulso a novas iniciativas".

Também falou do projeto "A família, recurso para a sociedade", que quer "evidenciar perante a opinião pública os benefícios que a família contribui à sociedade, a sua coesão e desenvolvimento".

Outra tarefa importante para o dicastério é a elaboração de um Vade-mécum para a preparação ao Matrimônio, inspirado na idéia do venerável João Paulo II, que afirmava que dita preparação "comporta três momentos principais: um remoto, um próximo e um imediato".

A preparação remota, disse Bento XVI, "tem por objeto as crianças, adolescentes e jovens. Implica a família, a paróquia e a escola, lugares onde se educa a entender a vida como vocação ao amor, que se especifica mais tarde na modalidade do matrimônio e da virgindade para o Reino dos Céus". Nessa etapa "deve emergir progressivamente o significado da sexualidade como capacidade de relação e energia positiva que deverá ser integrada no amor autêntico".

A preparação próxima "está dedicada aos noivos, e deveria configurar-se como um itinerário de fé e vida cristã que leve a um conhecimento profundo do mistério de Cristo e da Igreja, dos significados da graça e de responsabilidade do matrimônio. É desejável apresentar um caminho de catequese e experiências vividas na comunidade cristã que preveja intervenções de sacerdotes e peritos, casais de matrimônios cristãos, em um clima de amizade e oração".

Deste modo deverá "prestar atenção particular a que nessa ocasião os noivos reavivem sua relação pessoal com o Senhor Jesus, especialmente escutando a Palavra de Deus, aproximando-se dos Sacramentos e sobre tudo participando da Eucaristia".

Quanto à preparação imediata, que "tem lugar ao aproximar o matrimônio", o Papa disse que "além do exame dos noivos, previsto pelo Direito Canônico, poderia compreender uma catequese sobre o rito do matrimônio e seu significado, o retiro espiritual e o cuidado para que a celebração do matrimônio seja recebida pelos fiéis e especialmente pelos que se preparam a ele como um dom para toda a Igreja, um dom que contribui a seu crescimento espiritual".

Referindo-se ao tema eleito para a assembléia plenária: "Os direitos da infância", que coincide com o XX aniversário da Convenção da ONU de 1989, o Santo Padre sublinhou que "a Igreja, ao longo dos séculos, seguindo o exemplo de Cristo, promoveu a tutela da dignidade e dos direitos dos menores".

Assim, assinalou que "em vários casos, alguns de seus membros violaram estes direitos: um comportamento que a Igreja não deixa e não deixará de deplorar e de condenar. As duras palavras de Jesus contra quem escandaliza a um destes pequenos, obrigam a todos a não baixar nunca o nível de respeito e amor".