A Polícia de Londres, no Reino Unido, concedeu a máxima condecoração a Ignacio Echeverría, também conhecido como "o herói do skate", um jovem católico espanhol que morreu no atentado do dia 3 de junho, quando tentava salvar a vida de uma mulher do ataque de um terrorista muçulmano.

Este reconhecimento da Polícia, em 4 de dezembro, é a primeira cerimônia que reconhece a coragem e o trabalho de todos aqueles que responderam aos ataques ocorridos em Londres em março e junho deste ano. Entre eles estão, Ignacio Echeverría, vários policiais e outros cidadãos.

Desta maneira, as três sedes da Polícia da capital do Reino Unido, Met Police, British Transport Police y Metropolitan Police Service, entregavam o título póstumo a Echevarría a High Commendation, o maior reconhecimento concedido por eles.

O Secretário de Estado para a Europa do Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros, Alan Duncan, assegurou que “é totalmente justo reconhecer a coragem de Ignacio Echeverría”.

“O seu comportamento altruísta é uma inspiração para todos nós”, disse Duncan, que também afirmou que foi um orgulho ”que Ignacio tenha escolhido viver em Londres, e o recordaremos como um verdadeiro herói”.

Alan Duncan também disse durante o ato comemorativo: “a Espanha e o Reino Unido compartilham a determinação de derrotar o terrorismo, e continuaremos trabalhando juntos para proteger o nosso povo de outros ataques covardes”.

Por outro lado, Simon Manley, embaixador do Reino Unido em Madri (Espanha), afirmou que “o ato de Ignacio Echeverría naquele dia foi admirável, e demostrou uma generosidade extraordinária ao correr sem nenhum tipo de proteção, na direção dos assassinos armados com facas, para tentar proteger outras pessoas”.

O chefe da Polícia Metropolitana, Cressida Dick, assegurou que nessas circunstâncias, “houve atos de coragem, profissionalismo e bondade excepcionais”.

Confira também: