A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e a Conferência Episcopal Francesa manifestaram suas condolências diante da “triste notícia do acidente aéreo que ocorreu na França”.

Um avião da Germanwings, filial de baixo custo da companhia aérea alemã Lufthansa, fazia a rota entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha). O acidente ocorreu às 11h40, hora espanhola, quando já havia 18 minutos de voo e a aeronave estava dentro do espaço aéreo francês.

Embora ainda não se conheçam as causas deste trágico acontecimento, já foi informado que o avião Airbus A320 lançou um chamado de socorro antes de cair perto do município de Prads-Haute-Bléone (França).

Dos 144 passageiros e 6 tripulantes, 45 deles tinham sobrenome espanhol e dois eram bebês. Também viajavam cerca de 20 estudantes alemães que se dirigiam à Espanha para fazer um intercâmbio.

Sobre esta tragédia, os Bispos espanhóis expressaram a sua dor pela “perda de vidas humanas e sua condolência aos familiares das vítimas”.

Da CEE “encomendam a Deus o eterno descanso dos falecidos” e “fazem votos pelo restabelecimento dos feridos”.

Os bispos espanhóis também convidaram “os católicos e todos os crentes a incluírem estas intenções em suas orações pessoais e comunitárias”.

Por sua parte, a Conferência Episcopal Francesa também mostrou “sua profunda tristeza e grande comoção” após o conhecimento do acidente que acabou com a vida de centenas de pessoas.

Atualmente os Bispos da França se encontram em uma reunião em Lourdes (França) por isso de lá “se unem em oração pelas vítimas e seus familiares”.

Francois Hollande, presidente da França descartou que haja sobrevivente.

O Arcebispo de Barcelona, o Cardeal Lluís Martínez Sistach, expressou particularmente sua condolência já que conforme informa ABC “poderia haver numerosos diocesanos de Barcelona”.