Com a visita do Papa Bento XVI a Cuba, milhares de peregrinos de distintos lugares como os Estados Unidos, República Dominicana e Porto Rico, visitam os lugares sagrados de Havana.

Os peregrinos participaram, por exemplo, em distintas Missas presididas pelo Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino, na Catedral desta cidade, caracterizada por sua fachada de estilo europeu e as paredes interiores recobertas com pinturas, afrescos e imagens de Santos..

Construída pelos jesuítas em meados de 1700, a Catedral se localiza na antiga área pantanosa conhecida como a Praça do Pântano. Sua história e beleza atraem a admiração de numerosos peregrinos que em muitos casos, visitam Cuba pela primeira vez.

Não muito longe da Praça da Revolução, onde o Papa celebrará uma Missa em 28 de março, encontra-se o Cemitério de Cristóvão Colombo, chamado assim em comemoração ao descobridor da América, e aonde também vão os peregrinos chegados a Cuba para participar da visita de Bento XVI.

Construído na década de 1870, o cemitério está construído com mármore de distintas partes do mundo e tem um triplo arco à entrada.

Mais de um milhão de pessoas estão enterradas neste cemitério, incluindo o Cardeal Manuel Arteaga y Betancourt, Arcebispo de Havana, o presidente cubano José Miguel Gómez, entre outros.

O cemitério está localizado no centro da cidade que o Papa Bento XVI está visitando e onde presidirá hoje a Santa Missa na Praça da Revolução.