Carregando...
Peregrinos do MVC se preparam para a Vigília de Pentecostes com reflexão e oração

ROMA, 02 Jun. 06 / 09:59 pm (ACI).- Um dia antes do grande encontro dos movimentos eclesiais e novas comunidades com o Papa Bento XVI, o Movimento de Vida Cristã (MVC) celebrou hoje em Roma uma jornada de reflexão e oração onde seu Fundador, o leigo consagrado Luis Fernando Figari, ofereceu uma catequese aos milhares de peregrinos assistentes sobre a identidade do MVC como família eclesial. O encontro se iniciou pela tarde com uma procissão da imagem de Nossa Senhora da Reconciliação que foi levada em ombros por dezenas de emevecistas da Igreja da Santa Cruz de Jerusalém até a Basílica de São João de Letrán. O percurso da procissão foi seguido por mais de dois mil peregrinos do MVC e pessoas dos arredores que desafiaram o clima frio e a chuva.

A expressão de devoção popular Mariana celebrada entre fervorosos cantos, incenso, e orações culminou com o ingresso da Virgem à Basílica Maior Lateranense, a sede do Papa. Ali, o Fundador peruano iniciou sua catequese recordando alguns marcos históricos da origem do MVC e seu estreito vínculo com o do Sodalicio de Vida Cristã.

"Ao ver junto o núcleo do Sodalitium e do que brotavam obras e se aderiam pessoas comprometidas com nossa espiritualidade Sodálite, havia uma realidade nova que se estava gerando. Via admirado como Deus faz maravilhas desde vasos de barro. Via como a glória do Altíssimo resplandecia e era para todos motivos de agradecimento e de ardor por cooperar com a amorosa graça que reclamava a transformação da sociedade convidando, em palavras do Papa Pio XII, a ‘refazer todo um mundo desde seus alicerces’", assinalou.

Depois de ressaltar que os horizontes de transformação da sociedade indicados pelo Papa Angélico e por Paulo VI se converteram na jovem comunidade inicial em idéias força que despertavam grandes ideais, Figari destacou que ontem como hoje continua o convencimento de que deixar-se configurar com o Senhor Jesus é o horizonte do que surge o desdobramento para os outros seres humanos.

Ao evocar sua participação no Jubileu dos Jovens em 1984, quando foi convidado a dar uma catequese sobre o amor, Figari indicou que "os corações jovens sentem fome de Deus", entretanto, "muitíssimos confusos parecem não saber onde buscá-lo. Os sucedâneos nos atraem, a cultura de morte nos golpeia, o pecado nos debilita e ao ver a luz que irradia o Sol de justiça, cobrem-se os olhos acostumados a andar a provas nas trevas. Parecem querer a mediocridade: dizem querer mas diante da exigência concreta voltam atrás".

Depois da catequese do Fundador, e como última atividade da jornada, os peregrinos participaram de uma Missa presidida pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Ré.

A vigília foi uma das mais de vinte celebradas por igual número de movimentos e novas comunidades em diversas Igrejas, paróquias e basílicas de Roma como preparação para encontro com o Santo Padre em 3 de junho na Praça de São Pedro para celebrar a solenidade de Pentecostes.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Nov
1

Católico em dia

1 de novembro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com somente um cardeal nomeado por João XXIII, o Cardeal austríaco Franz Koenig, de 95 anos.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: