Este ano, devido às restrições para conter a pandemia de Covid-19 em Portugal, a peregrinação anual da Diocese de Leiria-Fátima será feita de maneira virtual, e seu bispo, o Cardeal Antonio Marto pediu aos diocesanos “generosa adesão” e “empenho” para viver uma peregrinação autenticamente espiritual mesmo sem estar presentes na Cova da Iria. Entretanto, o bispo prometeu que irá sozinho rezar aos pés da Virgem de Fátima pelo fim do “flagelo da pandemia”.

“No último dia, irei ao Santuário de Fátima levando-vos a todos no coração e ali rezarei por vós e pelo fim do flagelo da pandemia, confiando-nos a todos à proteção da Mãe do Céu e nossa Padroeira”, prometeu o cardeal Dom António Marto na nota pastoral ‘Oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima’.

No documento, publicado no site da Diocese e enviado à Agência ECCLESIA do episcopado português, o bispo de Leiria-Fátima assinala que a impossibilidade da diocese realizar a peregrinação à Cova da Iria, “por razões de preservação do bem comum da saúde”, faz “sofrer e sentir saudade” do santuário e da comunidade ali reunida em oração.

“Peço-vos a generosa adesão à proposta e o empenho em viver esta extraordinária peregrinação espiritual ao Santuário de Nossa Senhora em Fátima. Envolvei também as crianças, nesta caminhada diocesana com sabedoria pedagógica e ternura comunicativa”, pede Dom António Marto.

“Os diocesanos são convidados a realizar ‘oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima’, entre 14 e 21 de março, onde vão ser “ajudados” por vídeos publicados nas redes sociais da Diocese de Leiria-Fátima, na véspera de cada dia a que dizem respeito”, informa agência ECCLESIA.

A “peregrinação espiritual” da Diocese de Leiria Fátima encerra, no dia 21 de março, com a oração do rosário (10h15) e a Eucaristia (11h00) presididas pelo bispo diocesano na basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, onde estará apenas um “pequeno grupo de pessoas” representantes do clero, escuteiros, família, jovens e vigararias da diocese.

Confira: