O Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, pediu ao Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, o apoio para construir em Tarso, cidade natal de São Paulo que este ano faz dois mil anos de nascimento, uma igreja, e que o atual templo convertido em museu seja devolvido para ser novamente um lugar de culto.

Na carta que o Cardeal mandou a Erdogan em fevereiro, publicada na última edição do jornal do Arcebispado de Colônia, o Cardeal recordou ao Chefe de Estado que em 28 de junho se celebram os dois mil anos do nascimento do Apóstolo dos gentis, e por esse motivo milhares de fiéis de todo o mundo peregrinarão até Tarso.

O Cardeal Meisner, quem assegura na missiva que ele mesmo visitará a cidade de São Paulo acompanhado de uma delegação da Conferência Episcopal Alemã, acredita que a construção de uma igreja em Tarso seria um fato significativo para Colônia, dado que se melhoraria a relação com a grande comunidade turca que vive nessa cidade. Também indicou que seria um sinal de unidade trabalhar juntos em sua construção.

Por sua parte, o Chefe de Estado da Turquia, em sua visita a Colônia o mês passado mostrou seu respaldo pelo avanço dos planos da futura igreja em Tarso e assegurou em uma conferência que "assim que a Igreja se dirija a mim para fazer esta petição, vou pronunciar-me a favor disto, embora vá contra minha posição".