Este domingo será a final da Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014 e se espera que a partida entre a Argentina e Alemanha quebre recordes de sintonia em todo mundo. Ao mesmo tempo milhares de pessoas seguirão o evento sofrendo os estragos da guerra no Oriente Médio e outras partes do mundo e para chamar a atenção sobre este drama, o Vaticano lançou a campanha #PauseforPeace / #PausaporlaPaz  pedindo um momento de silêncio antes do encontro.

Em poucas horas, o tema se tornou viral nas redes sociais e é necessário somar esforços. Uma das ideias é compartilhar fotos com a etiqueta #PauseforPeace. Para ajudar na campanha animamos os brasileiros a tirarem fotos exibindo o logotipo da iniciativa e compartilhá-la no Facebook,  Twitter ou sua rede social favorita com o hashtag #PAUSEforPeace.

“Os esportes nasceram ao redor de festividades religiosas. Os eventos esportivos eram momentos de paz quando as guerras cessavam, um momento para a trégua olímpica”, explicou Mons. Melchor Sánchez de Toca y Alameda, Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura e encarregado da seção de cultura e esporte. “Por que não para a Copa do Mundo (de futebol)? Por que não uma pausa, um momento de silêncio, uma trégua pela paz?”.

Falando de lugares onde a violência tem afugentado a paz, até o momento a ofensiva Israelense na Faixa Gaza –iniciada há quatro dias-, ocasionou cerca de 100 mortos e perto de 700 feridos, incluindo mulheres e crianças.

As autoridades de Israel assinalaram que a operação procura frear o lançamento de mísseis por parte do Hamas, grupo radical islâmico, contra território israelense, os quais em sua grande maioria são interceptados pelo sistema antimíssil isralense. Além disso, acusaram o grupo islâmico de ocultar-se em zonas civis e não deixar que as pessoas abandonem o lugar a pesar do anúncio dos bombardeios.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou na quinta-feira um endurecimento da operação militar na Gaza e inclusive a preparação de uma ofensiva terrestre, o qual traria mais vítimas.

O desencadeante da crise atual foi o sequestro e assassinato de três jovens judeus, seguidos da morte de um jovem palestino, supostamente em vingança pela morte dos rapazes hebreus.

O Egito está tentando um cessar fogo. Mas, assinalam fontes da imprensa, que os esforços estão fracassando pela "teimosia" das partes que querem por um lado a subida ao poder da irmandade muçulmana e outras que reivindicam um governo mais igualitários.

Por que não uma pausa pela paz? Compartilhe sua foto!
O símbolo da campanha você encontra em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=684298898308736&set=a.405248579547104.93199.118913001513998&type=1&theater