O Patriarca Ortodoxo russo Alexis II condecorou com a máxima distinção de sua igreja ao presidente de Cuba Raúl Castro e a seu irmão Fidel, durante a visita do Metropolita Kiril à Ilha realizada com ocasião da inauguração de um novo templo ortodoxo.
Nesta segunda-feira, Raúl Castro informou da condecoração e assinalou: “em nome do Comandante em Chefe da revolução cubana Fidel Castro Ruz e no meu próprio, agrademos a distinção que nos fez a Igreja Ortodoxa Russa” e “desejo transmitir a sua Santidade Alexis II, patriarca de Moscou e de toda a Rússia, nossa profunda gratidão”.
“Sentimo-nos muito contentes com esta visita e esperamos que se repita”, adicionou Raúl Castro, em declarações divulgadas pela televisão oficialista cubana.
A distinção de parte de Alexis foi concedida pelo metropolita Kiril Gundjaev, chefe de Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado de Moscou.
Segundo a imprensa oficial cubana, o também metropolita de Smolensk e Kaliningrado impôs no domingo a Raúl Castro a Ordem da Igreja Ortodoxa Russa Príncipe Danilo de boa fé de Primeiro Grau, como agradecimento ao apoio brindado pelo governo cubano à construção da catedral ortodoxa russa, que ambos inauguraram esse dia em Havana Velha.
Igualmente, fez-lhe entrega ao presidente cubano da Ordem Honra e Glória da mesma igreja concedida pelo próprio Patriarca à líder Fidel Castro.