Em declarações recolhidas pela Agência Ecclesia o Patriarca de Lisboa, Cardeal Dom José Policarpo, referiu-se ontem, domingo, à visita que Bento XVI realizará a Portugal no 2010, e afirmou que esta viagem será uma oportunidade para sentir mais fortemente a “apostolicidade da Igreja”. “O Santo Padre reavivará em nós o que procuramos e desejamos todos os dias: a unidade na verdade, a universalidade da caridade, a urgência da missão”, acrescentou o Cardeal.

Segundo o Patriarca, - cita a agência ecclesia - “o anúncio do Evangelho aos nossos concidadãos, com o ardor dos apóstolos de Jesus, é uma urgência e uma exigência da missão da Igreja no tempo presente”.
"Durante este Ano Pastoral, teremos a graça de sentir ao vivo e de um modo mais forte, esta apostolicidade da Igreja com a visita pastoral do Sucessor de Pedro, Sua Santidade Bento XVI, à Igreja de Lisboa", prosseguiu.

Na conclusão da sua homilia no aniversário da dedicação da Catedral de Lisboa, Dom José Policarpo lembrou também o convite que Bento XVI fez à Igreja com a celebração do Ano Sacerdotal, “para uma meditação sobre o seu próprio ministério de identificação total com Jesus Cristo, sacerdote perfeito e pontífice da Nova Aliança”. “A todos os cristãos, (Bento XVI) deixou o desafio de encarnar a ‘urgência do anúncio do Evangelho e a fazer da Eucaristia o centro de ser e da missão da Igreja’”, concluiu.