Carregando...
Patriarca de Jerusalém denuncia perseguição de cristãos no Oriente Médio

Patriarca Latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal

ROMA, 07 Jan. 13 / 09:30 am (ACI).- O Patriarca Latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, lançou um chamado à sociedade internacional frente à situação de intolerância contra os cristãos do Oriente Médio.

Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, o patriarca Twal afirmou que "atualmente, Oriente Médio em sua totalidade se converteu em Igreja do calvário".

"No passado eu dizia que nós em Jerusalém somos a Igreja do calvário, mas a situação na Síria é ainda pior que a nossa. Não podemos esquecer a Síria, não podemos esquecer aos cristãos que vivem ali, não podemos permanecer calados, a violência em si mesma merece ser condenada", indicou.

Além disso, o patriarca assinalou que depois da guerra civil na Síria, possivelmente o pior esteja por chegar, "o pior na Síria é a incógnita do que virá depois da guerra, não sabemos o que acontecerá. Há um plano internacional para mudar a situação, mas sobre o que realmente ocorrerá depois há um silêncio total", opinou.

Neste sentido assinalou que o país poderia terminar na mesma situação de pobreza e fome que sofrem hoje em dia o Iraque e o Egito. "Está claro que será o mesmo. Nós, é obvio, esperamos que não seja assim, mas mudar por mudar não serve se falamos de direitos humanos, do respeito da pessoa e da paz no Meio Oriente", disse.

A respeito disso, explicou que acolhem a centenas de refugiados sírios na Jordânia, o pulmão do patriarcado, e de onde provêm a maioria dos sacerdotes e seminaristas cristãos.

Jordânia até agora é o único país onde existe a estabilidade e onde os cristãos e os não cristãos podem refugiar-se. Esse é o caso de muitos iraquianos, sírios e egípcios que chegam procurando trabalho.

"Pergunto-me, às vezes, o que ocorreria com estes cristãos se acontecesse alguma coisa na Jordânia. Aonde irão? Para a Arábia Saudita? É realmente preocupante", disse o patriarca expressando seu temor ante a ante a pressão muçulmana na zona.

Nesta mesma linha, assinalou que a situação dos cristãos piorou em 2012, durante o qual se registraram numerosos ataques vândalos contra as Igrejas e conventos cristãos por mãos de muçulmanos e israelenses.

"As autoridades israelenses condenaram tais atos, mas além das palavras não vi um seguimento e estes culpados não foram ainda detidos", lamentou.

Ante o Ano da Fé que se estenderá até novembro de 2013, considerou que Oriente Médio apresenta uma Igreja que deve traçar com força sua fé, porque "considerando o difícil e complicado contexto em que vivemos, francamente, necessitamos de mais fé para poder resistir às dificuldades e continuar a dar testemunho com maior entusiasmo", concluiu.

Etiquetas: Patriarcas da Terra Santa, perseguição islâmica

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jul
24

Católico em dia

24 de julho de 2014

  • Você sabia que: Os Consistórios podem ser ordinários ou extraordinários. No primeiro se reúnem somente os cardeais presentes em Roma, e no segundo, todos os do mundo, respectivamente.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

Santa Cristina »

Saito
Data
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: