Uma paróquia de West End, em Londres, oferece aos sem-teto adoração eucarística, acesso aos sacramentos e oração do Terço, junto com comida fornecida por um restaurante de cinco estrelas.

A Igreja de São Patrício, em Soho, uma área conhecida por sua vida noturna e bairro vermelho, oferece um ministério voltado para desabrigados, enquanto a capital luta para lidar com a pandemia de coronavírus.

O pároco, Pe. Alexander Sherbrooke, disse que "tinha um forte sentimento de que o Espírito Santo está literalmente construindo uma igreja nas ruas" em resposta à crise.

Quando a cidade começou a fechar em meados de março, a Prefeitura de Westminster pediu ajuda ao Pe. Sherbrooke, que supervisiona o contato diário com as pessoas sem-teto desde 2001, ano em que chegou à paróquia.

O sacerdote contou à CNA - agência em inglês do Grupo ACI - que a prefeitura havia pedido que a Igreja de São Patrício aumentasse significativamente seu fornecimento de alimentos às pessoas em situação de rua enquanto buscava lugar para abrigá-los.

A paróquia, fundada em 1792, anteriormente alimentava os sem-teto em seu centro paroquial; mas depois que as igrejas católicas de todo o país receberam a ordem de fechar devido ao vírus, São Patrício viu-se obrigada a improvisar. Começou a servir comida para os desabrigados em sua porta duas vezes ao dia, de segunda a domingo.

“Na maioria dos dias, fornecemos até 320 refeições. Em média, provavelmente, vemos 220 pessoas por dia, algumas das quais vêm para o café da manhã e para o jantar", explicou Sherbrooke.

O Connaught Hotel, um restaurante de cinco estrelas no próspero distrito de Mayfair, em Londres, fornece comida quente, assim como o restaurante Wiltons, na Jermyn Street. A rede ‘Pret a Manger’ também oferece sanduíches para caridade.

“É uma operação muito sofisticada e temos a plena intenção de ser diligentes na preservação do distanciamento social, da higiene pessoal, da higiene dos alimentos, etc. Temos um bom número de voluntários. Também continuamos fornecendo instalações para chuveiros e banheiros”, disse o sacerdote.

Pe. Sherbrooke explicou que as pessoas em situação de rua, em West End, vivem da movimentação de pessoas gerada pelos negócios locais, restaurantes e teatros.

“Não há nada disso agora. Está incrivelmente vazio e pode ser bastante intimidante, especialmente à noite”.

“O West End tem muitos dependentes de álcool e drogas e, sem sua fonte de renda normal, isso pode criar uma situação volátil. A polícia está muito presente, mas o West End é muito inóspito, às vezes ameaçador e não muito agradável", reconheceu o presbítero.

Por outro lado, Pe. Sherbrooke disse que, durante os 17 anos em que dedicou grande parte de seu tempo aos cuidados pastorais dos necessitados, "nada" realmente “o preparou para onde estamos no momento".

Os voluntários da Igreja de São Patrício estão determinados a aliviar as privações espirituais e físicas. Enquanto a comida é distribuída, rezam diante do Santíssimo Sacramento dentro de uma tenda de adoração. Por sua parte, Pe. Sherbrooke está disponível para aqueles que necessitam de um sacramento. Há também uma barraca que oferece a lectio divina.

“Essa instalação de alimentação melhorada foi, em boa parte, uma resposta ao pedido da autoridade local. Temos uma longa tradição de alimentar as pessoas com alegria”, disse Pe. Sherbrooke.

Além disso, o sacerdote, que cita São Damião de Molokai e Madre Teresa como inspirações, disse: “Está sendo prestado um cuidado espiritual e pastoral, onde tenho a forte sensação de que o Espírito Santo está literalmente construindo uma igreja nas ruas. Há lectio divina, há adoração. Em outras palavras, uma extensão da Santa Missa: confissão, Terço, etc.”.

"Estamos evangelizando pessoas. Nós vamos a eles, conversamos com eles, damos-lhes terços e compartilhamos o Evangelho. Portanto, há uma verdadeira obra de evangelização em andamento", acrescentou.

Os voluntários também distribuem uma folha a cada semana com reflexões, leituras das escrituras e dicas sobre como rezar.

“Portanto, existe um tipo de catequese para os pobres que está acontecendo. Há um sentimento muito real de que, nesta terrível situação de vírus, Deus está criando um tipo muito diferente de igreja, muito mais evangélica e talvez mais simples. Tudo isso não aconteceu através da administração, mas creio que através da providência de Deus", disse o Pe. Sherbrooke.

Ele também assinalou que, apesar dos perigos atuais, os voluntários sentiam uma forte sensação de proteção sobrenatural.

Mais em

Em 2011, São Patrício reabriu suas portas após um projeto de restauração de 4 milhões de euros, que incluiu a escavação do porão e a criação do centro paroquial, localizado abaixo da igreja. A comida para os sem-teto agora é preparada lá todos os dias.

"É quase como se Deus tivesse criado esta paróquia para este trabalho neste momento", concluiu o Pe. Sherbrooke.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: