O Papa Francisco receberá oficialmente o convite para retornar ao Brasil em 2017. O reitor do Santuário de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, informou na sexta-feira, 21, que o Santo Padre será convidado para vir celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e coroar o encerramento do Projeto Rota300, revivendo o espírito da JMJ com os jovens do país.

De acordo com ele, o convite será levado à Roma em outubro, pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. Padre João Batista declarou que o Pontífice será chamado a vir em julho de 2017, a fim de reeditar a JMJ, sendo desta vez uma jornada nacional. A proposta é que os jovens renovem o compromisso missionário nascido na JMJ de 2013, no Rio de Janeiro.

Segundo o site Jovens Conectados, o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, recebeu a notícia com alegria. “Se isso acontecer, vai confirmar ainda mais nosso trabalho com os jovens e ser um convite a toda a Igreja do Brasil a continuar acolhendo e amando a juventude. Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e nem futuro”, afirmou.

Em sua primeira viagem apostólica, em 2013, quando esteve no Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, Papa Francisco visitou o Santuário de Aparecida e expressou o desejo de retornar em 2017, para as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. “Até 2017, eu vou voltar”, disse o Pontífice na época.

A data do retorno, porém, ainda era incerta. A sugestão para que a vinda seja em julho partiu de uma conjunção de fatores, como o encerramento do projeto Rota300, de evangelização da juventude de todo o Brasil, quando também será realizada uma missão jovem no Vale do Paraíba.

Na sexta-feira, Padre João Batista de Almeida informou ainda outra novidade para a juventude católica brasileira, uma romaria de jovens de todo ao Santuário de Aparecida, nos dias 9 e 10 de abril de 2016, coincidindo com a Assembleia dos Bispos.   

A ideia é fruto de uma parceria entre a reitoria do Santuário e a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ), segundo os Jovens Conectados. O reitor explicou que o intuito é aproximar os jovens do episcopado e que a proposta de promover anualmente este evento surgiu após a experiência vivida em abril deste ano, quando foi lançamento do Projeto #Rota300.

O presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, disse que os próximos passos serão uma reunião da Comissão com uma equipe do Santuário para determinar a metodologia, temática e infraestrutura necessárias para o evento.

Também pode te interessar:

A oração que o Papa rezou diante da Virgem de Aparecida

http://www.acidigital.com/noticias/a-oracao-que-o-papa-rezou-diante-da-virgem-de-aparecida-46145/