Carregando...
Papa: Sacerdotes devem ter anseio profundo de santidade e fidelidade heróica

VATICANO, 20 Jan. 12 / 08:22 am (ACI/EWTN Noticias).- Ao receber essa manhã um grupo de seminaristas do Almo Colégio Capranica de Roma, o Papa Bento XVI ressaltou que os sacerdotes devem ter um anseio profundo de santidade  que, além da acética, devem viver a fidelidade de maneira heróica.

Em seu discurso aos membros da instituição citada, que em 21 de janeiro celebra a festa de Santa Inês, virgem e mártir, o Papa fez algumas reflexões sobre a vida de este testemunho de fé.

"O martírio, para Santa Inês, significou a generosa e livre aceitação de doar sua jovem vida, totalmente e sem reservas, para que o Evangelho seja anunciado como verdade e beleza que iluminam a existência.” indicou o Santo Padre.

O Santo Padre ressaltou que "no martírio, Inês assume outro compromisso decisivo da sua vida: a virgindade por Cristo e sua Igreja. A entrega total no martírio foi precedida pela opção consciente, livre e madura da virgindade, como testemunho do desejo de ser totalmente de Cristo (...). Inês, ainda jovem, aprendeu que ser discípulo do Senhor significa amá-Lo, colocando em jogo toda a existência”.

"A formação do presbítero também deve ser integral, completa: exige exercício acético, constância, fidelidade heroica em todos os aspectos da vida. Na base, deve ter uma sólida vida espiritual, animada por uma relação intensa com Deus no nível pessoal e comunitário, com um especial cuidado nas celebrações litúrgicas e na frequência dos sacramentos.”

O Papa Bento XVI ressaltou também que “a vida sacerdotal requer um
crescente desejo de santidade, um claro “‘sensus Ecclesiae’ e uma abertura à fraternidade sem exclusões nem parcialidades”

“Do caminho de santidade do presbítero também faz parte da sua decisão de forjar-se, com a ajuda de Deus, com sua própria inteligência e esforço, uma verdadeira e sólida cultura pessoal, fruto de um estudo apaixonado e constante. A fé tem uma dimensão racional e intelectual que é essencial.” acrescentou.

"Quem alcança a maturidade – continuou o Pontífice– nesta formação cultural global pode ser um educador e animador mais eficaz dessa adoração “em Espírito e verdade” que Jesus fala para a Samaritana. Tal adoração está chamada a ser um culto no qual o próprio homem, na sua totalidade de ser dotado de razão, se faz adoração, glória do Deus vivente.”

Por isso, alentou a buscar sempre "um profundo sentido da história e da tradição da Igreja (…) Vocês tem a possibilidade de ampliar vosso horizonte com experiências de internacionalidade.” Aprendam a conhecer as diversas situações das nações e das Igrejas no mundo, e a vê-los em uma dimensão católica. Preparem-se para estar próximos de todas as pessoas que encontrem, sem permitir que nenhuma cultura possa ser uma barreira à Palavra de vida que vocês anunciam, também com vossa vida.” exortou.

Finalmente o Papa afirmou que "a Igreja espera muito dos jovens sacerdotes na obra da evangelização e nova evangelização. Vos animo para que com o esforço cotidiano, enraizados na beleza da tradição autêntica unidos profundamente a Cristo, sejas capaz de leva-Lo a vossas comunidades com verdade e alegria.”

Etiquetas: Sacerdócio, Bento XVI

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jul
23

Católico em dia

23 de julho de 2014

  • Você sabia que: Os requisitos para pertencer ao Colégio Cardenalício foram estabelecidos no Concílio de Trento em sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

Santa Brígida »

Saito
Data
03/29/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: