Como a cada ano, na véspera da festividade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco recebeu em audiência uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e sublinhou que todos os cristãos devem ajudar os mais necessitados.

O Santo Padre recordou que este ano se celebra na Igreja o Jubileu da Misericórdia e exortou a compartilhar “as maravilhas da misericórdia de Deus ao mundo inteiro. A própria misericórdia nos liberta do peso de um passado marcado por conflitos e nos permite nos abrir ao futuro rumo ao qual o Espírito Santo nos guia”, assegurou.

No discurso que pronunciou, o Pontífice também recordou a viagem à ilha grega de Lesbos e o encontro com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Jerónimo II, ao visitar um campo de refugiados.

“Olhar o desespero no rosto de homens, mulheres e crianças que não sabem seu destino, ouvir impotentes o relato de suas desventuras e nos deter em oração às margens daquele mar que devorou a vida de tantos seres humanos inocentes foi uma experiência muito comovente, que confirmou o quanto ainda há por fazer para garantir dignidade e justiça a tantos irmãos e irmãs”, recordou o Papa Francisco sobre aquele dia.

Referindo-se também aos outros dois líderes religiosos, o Papa manifestou: “Guiados pelo Espírito Santo, estamos tomando cada vez mais consciência de que nós, católicos e ortodoxos, temos uma responsabilidade comum diante de quem se encontra na necessidade, em obediência ao único Evangelho de Jesus Cristo nosso Senhor”.

“Assumir juntos esta responsabilidade é um dever que toca a credibilidade própria do nosso ser cristão. Por isso, encorajo toda forma de colaboração entre católicos e ortodoxos em atividades concretas a serviço da humanidade sofredora”.

O Santo Padre renovou o agradecimento pelas relações e os trabalhos na Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja católica e a Igreja ortodoxa e disse que acompanhou com a oração a celebração do Concílio Pan-ortodoxo, em Creta, o qual acabou de terminar.

Confira também: