Em uma audiência com uma delegação das Olimpíadas Especiais, o Papa Francisco recordou que “toda vida é preciosa, toda pessoa é um dom e a inclusão enriquece as comunidades”.

Os Jogos de Inverno das Olimpíadas Especiais serão na Áustria, em março deste ano, do qual participarão 3000 atletas de 100 nações para competir em nove modalidades.

O Papa também salientou que “o esporte faz bem para o corpo e para o espírito e lhes permite melhorar a qualidade de vida”.

“A preparação constante, também requer fadigas e sacrifícios, mas faz crescer na paciência e na perseverança, gerando força e coragem para adquirir capacidades que, muitas vezes permanecem escondidas”.

O Pontífice explicou que “na base de qualquer atividade esportiva, está a alegria: Alegria de se movimentar e de estar juntos; a alegria pela vida e os dons que o Criador nos oferece todos os dias”.

“Vendo um belo sorriso em seus rostos e a grande felicidade em seus olhos quando têm um bom resultado em uma competição – e a vitória mais bela é a de superar a si mesmos –, percebemos o que é uma alegria sincera e merecida. E podemos aprender de vocês a nos alegrar pelas pequenas e simples coisas”.

O Santo Padre acrescentou que o esporte “nos ajuda a difundir a cultura de encontro e de solidariedade”. “Junto com os atletas e participantes, mostram-nos um mundo no qual todo obstáculo e barreira podem ser superados”.

“Vocês são um sinal de esperança para aqueles que querem uma sociedade mais inclusiva”. “Esta é a mensagem de vocês para o mundo, um mundo sem fronteiras e sem exclusões”, sublinhou.

Confira também: