O Papa Francisco saudou os participantes das celebrações realizadas por ocasião dos 40 anos da mediação de São João Paulo II para alcançar a paz entre o Chile e a Argentina.

O Santo Padre manifesta sua proximidade e reza para que continuem aprofundando as relações fraternas que sejam exemplares entre os povos da região”, assinala a saudação papal em 6 de setembro.

Além da saudação do Santo Padre, o Bispo Castrense da Argentina, Dom Santiago Olivera celebrou uma Missa para recordar que em 1978 o Papa João Paulo II aceitou mediar no conflito fronteiriço do Canal de Beagle.

Em seguida, os funcionários da Gendarmaria Nacional Argentina e dos Policiais do Chile se encontraram na fronteira internacional “Cardenal Samoré”, nomeada assim em homenagem ao representante papal para este conflito.

Em meio ao intenso frio e à neve, ambos os grupos trocaram bandeiras como sinal de fraternidade.

Dom Olivera, que também agradeceu os 80 anos da fundação da Gendarmaria Nacional Argentina, sustentou que “a paz é a aspiração do homem em todos os momentos” e se consegue através do diálogo, do respeito e da justiça.

A intervenção do Vaticano ocorreu logo depois que a rainha Isabel II ratificou a posse chilena das ilhas Picton, Nueva e Lennox, localizadas no Canal de Beagle, no extremo sul do continente. Entretanto, o governo argentino nesse então ignorou a decisão.

Depois de vários anos de conversações e esclarecimentos com relação à soberania das ilhas, os dois países assinaram o “Tratado de Paz e Amizade” em 29 de novembro de 1984.

Confira também: