Entre os decretos que o Papa Francisco autorizou ontem à Congregação para as Causas dos Santos estão o reconhecimento do martírio de quatro sacerdote na Espanha e as virtudes heroicas de duas religiosas, também no mesmo país.

O Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto do martírio do Servo de Deus Francisco Cástor Sojo López e 3 companheiros, sacerdotes da Irmandade Secular dos Sacerdotes Operários Diocesanos, assassinados por ódio à fé na Espanha, entre 1936 e 1938.

A Irmandade dos Sacerdotes Operários Diocesanos conta com 26 operários mártires reconhecidos pela Igreja, que entregaram a vida como santos apóstolos das vocações e testemunhas do sacerdócio de Cristo.

Um primeiro grupo de nove sacerdotes foi beatificado por São João Paulo II, em 1º de outubro de 1995, na Praça de São Pedro; outros 15 Operários foram proclamados beatos no dia 13 de outubro de 2013, em Tarragona, em uma celebração na qual beatificou 522 mártires, presidida pelo Cardeal Angelo Amato, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Em 2017, mais dois sacerdotes operários foram beatificados.

Os quatro sacerdotes operários que o Papa reconheceu agora pelo seu martírio são o último grupo da Irmandade dos Sacerdotes Operários com causa de beatificação aberta. O grupo é formado por Francisco Cástor Sojo López; Millán Garde Serrano, Manuel Galcera Videlet e Aquilino Pastor Cambero.

Para facilitar a veneração de todos eles, a Irmandade solicitou que fossem agrupados em uma única festa litúrgica, em 25 de outubro, na qual também se celebra a memória dos beatos Pedro Ruiz de los Paños y Ángel, Joaquín Jovaní Marín e companheiros, presbíteros e mártires.

O Papa também reconheceu as virtudes heroicas da Serva de Deus Francisca de la Concepción Pascual Doménech, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada, nascida em 13 de outubro de 1833, em Moncada, Valência (Espanha), e falecida naquela mesma cidade em 26 de abril de 1903.

Francisca de la Concepción Pascual Doménech nasceu em uma família humilde que precisava que Francisca começasse a trabalhar para dar um apoio financeiro. Ao sentir que Deus a chamava à vida religiosa, dirigiu-se às religiosas adoradoras e depois ao Beatério dos Terciários de São Francisco de Assis, em Valência, onde entrou.

Foi eleita responsável por aquela Fraternidade, onde cada terciária organizava sua vida de oração e trabalho de maneira individual. Como não lhe parecia o caminho mais consistente com o carisma franciscano, Francisca propôs às companheiras que fundassem uma Congregação que estabelecesse a vida comum como São Francisco a concebeu. O Arcebispo de Valência, Dom Mariano Barrio aprovou as constituições em 1876, onde a Congregação das Irmãs Franciscanas Terciárias de São Francisco de Assis e da Imaculada Conceição começou como uma Congregação de Direito Diocesano. Em 1902 recebeu a aprovação da Santa Sé e hoje a congregação é chamada de Irmãs Franciscanas da Imaculada.

O Papa Francisco também reconheceu as virtudes heroicas de María Dolores Segarra Gestoso, fundadora das Irmãs Missionárias de Cristo Sacerdote; nasceu em Melilla (Espanha), em 15 de março de 1921 e morreu em Granada (Espanha), em 1° de março de 1959.

María Dolores Segarra Gestoso sentiu sua vocação religiosa "desde sempre". María Dolores tinha um desejo crescente de entrega completa a Deus como religiosa, mas muitas vezes o via frustrado por não encontrar o Instituto que levava dentro da alma”, que se dedicasse à oração e ao sacrifício pela santidade e aumento dos sacerdotes junto com o apostolado direto das almas.

Por isso se colocou sob a direção espiritual de Pe. Sebastián, que há muito desejava fundar uma congregação religiosa para ajudar os sacerdotes em seu ministério.

“O Senhor utilizou ambos para fundar na sua Igreja o Instituto de Vida Consagrada, missionárias de Cristo Sacerdote, com um carisma ativo e contemplativo: oração, sacrifício e atividade apostólica de espírito sacerdotal”.

Maria Dolores Segarra faleceu aos 37 anos. Seu trabalho está presente nas cidades de Madrid, La Coruña, Granada e Cáceres Espanha e também em Lurín (Peru).

Confira também: