O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, no Vaticano, a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e, ao falar sobre os impactos da Covid-19, expressou sua esperança de que a pandemia seja ultrapassada.

Participaram do encontro com o Pontífice o presidente da CEP, Dom José Ornelas, o vice-presidente, Dom Virgílio Antunes, e o porta-voz, Padre Manuel Barbosa.

“Foi um excelente encontro fraterno em que tivemos a oportunidade de manifestar a comunhão e sintonia dos Bispos portugueses para com o Santo Padre e a Igreja Universal”, informou a CEP por meio de um comunicado, assinalando que também expressaram “o apreço do povo português pelo Papa Francisco e pelos temas que tem proposto à reflexão da Igreja e da sociedade”.

Entre os assuntos que conversaram com o Pontífice, indica o comunicado, esteve a “pandemia que a todos nos atinge e os desafios que são colocados à Igreja nesta situação, tendo o Papa exprimido a esperança de que esta seja brevemente ultrapassada, com a convergência dos esforços de toda a humanidade”.

No encontro, os Bispos portugueses manifestaram ao Pontífice “a atitude da Igreja em Portugal, quer no diálogo e respeito pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias, quer na procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados”.

Por sua vez, indicou a CEP, o Papa Francisco “acentuou que se deve prestar particular atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, os mais atingidos por esta crise”. Também “salientou que se deve cuidar com toda a atenção da relação entre jovens e idosos, por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar”.

Os Prelados portugueses também conversaram com o Santo Padre sobre a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no verão de 2023, em Lisboa, e informaram que “a sua preparação está em andamento, tendo em conta evidentes atrasos, dada a situação atual”.

“O Santo Padre manifestou o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023”, indicou o comunicado.

Por fim, a CEP informou que “o Papa Francisco abordou ainda as suas visitas apostólicas previstas para 2021, nomeadamente ao Iraque e ao Congresso Eucarístico Internacional na Hungria, pedindo que rezássemos por ele e pelo bom desenrolar destes eventos”.

“O encontro terminou com o profundo reconhecimento do Santo Padre pelo relevante trabalho da Igreja em Portugal e com a Bênção Apostólica para a Igreja e todo o povo português”, concluiu.

Confira também: