Em um novo gesto para com a comunidade judaica, o Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico do Vaticano o rabino argentino Abraham Skorka, que está em Roma para a apresentação de uma edição especial da Torá.

A Torá é o principal livro sagrado do judaísmo. Em síntese, contém os livros do Pentateuco, também presentes no Antigo Testamento da Bíblia cristã. É importante, pois detalha os princípios religiosos e legais que regem a vida dos judeus.

O Santo Padre destacou as boas relações entre judeus e cristãos baseadas no diálogo. Segundo o Bispo de Roma, “o diálogo fraterno e institucional entre judeus e cristãos já está consolidado e é eficaz, através de um confronto contínuo e colaborativo”.

Nesse sentido, destacou que esta nova edição da Torá “é inserida plenamente neste diálogo, que não se exprime só mediante as palavras, também nos gestos”.

A introdução desta nova edição da Torá “destaca este diálogo, expressando uma visão cultural aberta, no respeito recíproco e na paz, em sintonia com a mensagem espiritual da Torá”, assegurou Francisco.

Deste modo, também ressaltou a grande qualidade do material da nova edição: "as importantes personalidades religiosas que trabalharam nesta nova edição se dedicaram especialmente à dimensão literária do texto, assim como as lindas imagens coloridas que ilustram e valorizam ainda mais a publicação”.

O Papa assinalou que “a Torá, definida por São João Paulo II definiu como ‘ensinamento vivo do Deus vivente’, manifesta o amor paterno de Deus, um amor com palavras e gestos concretos, um amor que se converte em aliança”.

"A palavra aliança, é rica em ressonâncias que nos unem. Deus é o maior e mais fiel aliado. Deus chamou Abraão para formar um povo que se transformasse em uma bênção para todos os povos da terra”.

O Santo Padre valorizou a importância de difundir a palavra de Deus no mundo de hoje: “Em meio a tantas palavras humanas que infelizmente impelem à divisão e à competição, estas palavras divinas de aliança abrem a todos nós caminhos de bem a ser percorridos juntos”.

Confira também: