O Papa Francisco realizou duas alterações no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 10: nomeou como Bispo coadjutor da Diocese de Ponta de Pedras (PA) Dom Teodoro Mendes Tavares, que até então era Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém; e acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo Bispo da Diocese de Amargosa (BA), Dom João Nilton dos Santos Souza, de acordo com o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu em 7 de janeiro de 1964, na ilha de Ilha de Santiago, Cabo Verde (África). Pertence à Congregação dos Espiritanos (CSSp). Foi ordenado sacerdote em 1993.

Cursou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga, e Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin, na Irlanda. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.

Veio em missão para o Brasil em 1994, instalando-se na Prelazia de Tefé, no Amazonas. Exerceu as funções de vigário-geral, de 2000 a 2011; pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé. Também atuou como coordenador do Centro de Educação Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.

Foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA), em fevereiro de 2011. Exerceu as funções de referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da Arquidiocese e da Pastoral das Comunidades Rebeirinhas.

Dom João Nilton de Souza nasceu em 2 de setembro de 1943, em Amargosa. É filho de Abílio Vitorino de Souza e Juvelina dos Santos Souza. Cursou Filosofia no Seminário Central de Salvador (BA) e Teologia, na Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1969 e Bispo em 9 de novembro de 1986. Seu lema é “Faça-se a tua vontade”.

Foi bispo de Amargosa por 27 anos, sendo o terceiro Bispo diocesano da história da Igreja local. Antes de sua nomeação episcopal, Dom João atuou como pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, reitor do Santuário Menor, vigário geral da Diocese de Amargosa e coordenador do Movimento de Educação de Base. Também exerceu a função de professor e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral em Amargosa (BA).

Em sua trajetória episcopal, foi Bispo coadjutor de Bom Jesus da Lapa (BA) de 1986 a 1988; e membro do Conselho Diretor Nacional do Movimento de Educação de Base (MEB).