Em sue encontro com os Bispos do Peru, no domingo, 21 de janeiro, o Papa Francisco refletiu sobre a corrupção que afeta a América Latina e perguntou: “O que acontece no Peru que cada vez que sai um presidente, prendem-no?”.

O Papa fez esta reflexão após a intervenção do Bispo Castrense, Dom Juan Carlos Vera Plasencia, que abordou a crise política do Peru depois do pedido de “vacância” do presidente Pedro Pablo Kuczynski, o que não aconteceu, e o indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori.

O Pontífice disse que “o problema da crise política não é só no Peru, mas de toda a América Latina”. “Hoje podemos falar que grande parte da América Latina sobre em sua política uma grande decadência”, afirmou.

Considerou que o “caso Odebrecht é simplesmente uma história pequena”, porque “a política está muito em crise, muito, muito em crise na América Latina pela corrupção”.

“A oposição ganha e acusa os anteriores de corruptos. Volta a outra e os acusa de corruptos e os dois têm alguma razão. Então, o jogo político é muito difícil, muito difícil e nos colocam em dificuldades se queremos ser pastores, como evangelizar o mundo da política? Não é fácil”.

O Papa pediu aos bispos que não desistam e recordou que a denúncia não é a única arma, pois “há a arma da persuasão, da formação política, mil coisas, não descuidemos disso, porque é o futuro da liderança de nossos povos. Se caímos nas mãos de pessoas que só entendem a linguagem da corrupção, estamos fritos e, aí sim, não temos a oportunidade de colocar azeite nas mãos como o bispo”.

Francisco também se referiu ao “fenômeno dos paraísos fiscais, muitos dos quais estão na América Latina. O que aconteceu que na América Latina estava buscando um caminho para a grande pátria, a que sonhamos, nossos heróis de golpe há alguns anos estão sofrendo o discurso de um capitalismo liberal desumano?”.

Em seguida, o Santo Padre falou sobre as prisões, que “estão superlotadas, vivem como animais e mandamos para esses lugares alguém que começa a roubar uma galinha para que aprenda a corrupção da droga, é a escola da corrupção”.

Voltando ao tema político, o Pontífice disse: “Faço-lhes uma pergunta que não requer uma resposta, que vocês pensem sobre ela: O que acontece no Peru que cada vez que sai um presidente, prendem-no? Humala está preso, Toledo está preso, Fujimori esteve preso, Alan García questionado; e presos com raiva, não? O sistema chama a atenção”.

Confira também: