No final da oração do Ângelus desta quarta-feira, 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Francisco expressou sua preocupação pela República Centro-Africana e lançou um apelo à paz.

“Acompanho com atenção e preocupação os acontecimentos na República Centro-Africana, onde recentemente se realizaram eleições, nas quais o povo expressou seu desejo de continuar no caminho da paz”, disse o Santo Padre.

Assim, o Pontífice convidou "todas as partes a um diálogo fraterno e respeitoso, a rejeitar o ódio e a evitar todas as formas de violência".

O Papa Francisco visitou a República Centro-Africana em novembro de 2015, como parte de sua primeira viagem apostólica à África, que também incluiu Quênia e Uganda.

Durante a sua visita, o Santo Padre abriu a primeira Porta Santa do Ano da Misericórdia na Catedral de Bangui, capital do país. Foi a primeira vez que um Pontífice fez este gesto fora de Roma e em um templo diferente das basílicas papais da Cidade Eterna.

Em 2018, o Papa Francisco expressou sua profunda tristeza pelo ataque a uma catedral na República Centro-Africana que deixou mais de 40 mortos, incluindo dois padres.

“Com dor, recebi a notícia do massacre perpetrado há alguns dias em um campo de deslocados na República Centro-Africana, no qual morreram também dois sacerdotes”, disse o Santo Padre após a oração do Ângelus no Vaticano em 18 de novembro de 2018.

Naquela ocasião, o Papa pediu uma oração “pelos mortos e feridos e para que acabe toda a violência naquele amado país que tanto precisa de paz”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: