Após aceitar a renúncia de Dom Ercílio Turco, ao atingir o limite de idade estabelecido pelo cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, o Papa Francisco nomeou hoje, 16, como novo bispo de Osasco (SP) Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, até então bispo de União da Vitória (PR).

Dom João Bosco Barbosa de Sousa é natural de Guaratinguetá (SP), membro da Ordem dos Frades Menores Franciscanos (OFM). Foi nomeado bispo em 03 de janeiro de 2007, sendo ordenado no dia 23 de março do mesmo ano. Assumiu a diocese de União da Vitória no dia 30 de março de 2007 e atualmente é presidente do Regional Sul 2 da CNBB.

Com formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Comunicação Social pela União Católica Internacional de Imprensa, dom João Bosco dedica-se aos trabalhos da Pastoral da Comunicação, com experiências em mídias audiovisuais, rádio e televisão. Em 2013, integrou a comissão do texto base da 51ª Assembleia Geral da CNBB.

Em mensagem aos católicos de União da Vitória e também ao povo de Osasco, Dom Francisco escreveu em uma recente mensagem:
“Estamos na Semana Santa da Paixão e Ressurreição. E não há melhor momento para morrer e renascer, renovar, caminhar com fé e alegria. O que eu peço aos diocesanos de União da Vitória é que sejam firmes e corajosos, acolhendo, comigo, a vontade do Senhor. E me perdoem por alguma ação desastrada, ou omissão séria. Quero bem a todos. Ao povo de Osasco, quero bater na porta com humildade, pedir guarida, vou com alegria, sempre disposto a servir. Desde já contem com minhas orações e peço o mesmo de todos. E tenham uma Páscoa Santa e muito feliz!”

Osasco é uma das maiores dioceses do Brasil, tendo uma população de 2,051,000 católicos,128 sacerdotes e 284 religiosos.