A Santa Sé informou no último sábado que o Papa Francisco nomeou Dom Henryk Hoser como “enviado especial” a Medjugorje (Bósnia-Herzegovina), com um objetivo “estritamente pastoral”, e não pela suposta aparição mariana, cujo assunto doutrinário são de competência da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em um comunicado divulgado no sábado, indicou que “no dia 11 de fevereiro de 2017, o Santo Padre nomeou Dom Henryk Hoser, S.A.C., Arcebispo-Bispo de Varsóvia-Praga (Polônia), para ir a Medjugorje como enviado especial da Santa Sé”.

“A missão tem o objetivo de obter informações mais aprofundadas da situação pastoral daquela realidade e, sobretudo, das exigências dos fiéis que chegam em peregrinação e, com base nisso, sugerir eventuais iniciativas pastorais para o futuro. Terá, portanto, um caráter exclusivamente pastoral”, assinalou o texto.

Além disso, indicou que “está previsto que Dom Hoser continuará a ser Arcebispo de Varsóvia-Praga”. O Prelado completará a sua missão no segundo semestre deste ano.

“O enviado especial – explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke –, não entrará nas questões das aparições marianas, que são de competência da Congregação para a Doutrina da Fé”.

Como recorda, o Papa recebeu o relatório da Comissão de Inquérito sobre Medjugorje, presidida pelo Cardeal Camillo Ruini, nomeado durante o pontificado de Bento XVI para investigar este assunto. O relatório concluiu seu processo na Congregação para a Doutrina da Fé e atualmente espera a decisão de Francisco.

Confira também: