O Papa Francisco visitou a igreja de Santo Agostinho em Roma, onde se encontra o túmulo de Santa Mônica, cuja festa é celebrada em 27 de agosto.

A Basílica de Santo Agostinho está localizada perto da Piazza Navona, em Roma. No interior estão algumas pinturas de Caravaggio, Rafael e Guercino.

 

Em 2017, por ocasião da festa de Santa Mônica, o Papa Francisco enviou uma mensagem por meio de sua conta no Twitter na qual recordou às “mães que choram por seus filhos”.

“Quantas mães derramam hoje lágrimas, como Santa Mônica, para que seus filhos voltem para Cristo! Não percam a esperança na graça de Deus!”.

Santa Mônica, cuja festa se celebra em 27 de agosto, foi mãe de um dos mais importantes santos católicos que também se tornou doutor Igreja: Santo Agostinho.

O pai do Agostinho, Patrício, era um homem violento e mulherengo. Santa Mônica sempre sofreu ao seu lado mas nunca deixou de rezar por sua conversão, algo que finalmente aconteceu ao receber o batismo e morrendo como um bom cristão.

Seu filho Agostinho viveu durante muitos anos uma vida libertina, muito afastado de Deus. Santa Mônica sofria muito por causa disto.

Um dia se aproximou de um bispo para lhe contar seu sofrimento e este lhe disse: “Fique tranquila, é impossível que se perca o filho de tantas lágrimas”.

Santo Agostinho foi batizado na Páscoa do ano 387, aos 33 anos.

Confira também: