Em seu segundo dia de peregrinação a Fátima, Portugal, para comemorar os 100 anos das aparições da Mãe de Deus na Cova da Iria, o Papa Francisco visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde se encontram os túmulos dos pastorinhos de Fátima, os novos santos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia.

O Santo Padre foi a este templo, em cujo átrio celebra a Missa de canonização dos pastorinhos videntes Francisco e Jacinta Marto, para rezar brevemente diante dos túmulos dos dois, antes do início da celebração eucarística.

Antes de sua chegada ao templo, o Pontífice teve um encontro com o primeiro ministro de Portugal, António Costa, na Casa “Nossa Senhora do Carmo”. Na reunião, Francisco presenteou o mandatário português com um quadro da Última Ceia em madrepérola.

Trata-se da reprodução de uma obra conhecida do artista belga Philippe de Champaigne realizada em 1652 e que se conserva no Museu do Louvre, em Paris. O quadro, no qual aparece de Jesus rodeado pelos doze apóstolos no cenáculo, está enfeitado com uma bela composição de madrepérola.

A cena evangélica é feita em prata e, nela, os artesãos elaboraram cada imagem mostrando uma especial maestria na representação dos rostos, para captar as expressões do Senhor e dos Apóstolos em um momento de grande transcendência.

Por sua parte, o primeiro ministro de Portugal presentou o Papa Francisco com um relicário em prata com uma imagem de Santo Antônio.

Confira também: