Uma das mensagens centrais de Jesus e da Igreja é “amar o inimigo” e o Papa Francisco explicou que também é essencial rezar por eles.

Ao comentar o Evangelho da liturgia do dia, durante a Missa matutina na Casa Santa Marta, o Pontífice falou sobre os Mandamentos e pediu: “Que o Senhor nos dê a graça, apenas esta: rezar por nossos inimigos; rezar por aqueles que nos desejam o mal, que não nos querem bem; rezar por aqueles que nos ferem, que nos perseguem. E cada um de nós sabe o nome e o sobrenome: rezar por isso, por isso... Garanto a vocês que esta oração vai fazer duas coisas: ele vai melhorar, porque a oração é poderosa, e nós seremos mais filhos do Pai”.

O Pontífice explicou que quando Jesus inicia a sua pregação, “a explicação da lei naquele tempo estava em crise”. “Era uma explicação teórica demais, casuística. Digamos que era uma lei na qual não existia o coração próprio dela, que é o amor de Deus, que Deus nos deu”, assinalou.

“Por isso, o Senhor repete o que estava no Antigo Testamento: ‘Qual é o maior Mandamento?’. Amar a Deus, com todo o coração, com todas as forças, com toda a alma; e ao próximo como a ti mesmo”.

Em seguida, o Papa acrescentou: “Na explicação dos Doutores da Lei isto não constava muito. No centro estavam os casos: ‘Isto se pode fazer?’; ‘Até que ponto se pode fazer aquilo?’; ‘E se não se pode?’... A casuística própria da Lei. E Jesus toma isto e retoma o verdadeiro sentido da Lei para levá-la à sua plenitude”.

Deste modo, Jesus oferece “muitos exemplos” para mostrar os Mandamentos sob uma nova luz. “Não matarás”, afirma, também pode significar não insultar um irmão.

Francisco disse que nesta explicação que Jesus faz sobre os Mandamentos – no Evangelho de Mateus, em particular – “há um caminho de cura: um coração ferido pelo pecado original – todos nós temos o coração ferido pelo pecado, todos – deve seguir este caminho de cura e curar para assemelhar-se ao Pai, que é perfeito”.

Amar o inimigo “é o último passo” desta estrada, é o mais difícil, manifestou o Santo Padre.

Evangelho comentado pelo Papa

Evangelho (Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! ’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”.

Confira também: