O Papa Francisco recitou ontem a oração do Regina Coeli da janela do Apartamento Pontifício junto com milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro. O Santo Padre os exortou a seguir Cristo como um “servo” e não como “manager”, ou seja, como um gerente.

Em suas palavras prévias à oração mariana, o Santo Padre recordou que no Quarto Domingo de Páscoa, celebramos o domingo do Bom Pastor”, que “a cada ano nos convida a redescobrir maravilhados, esta definição que Jesus deu de si mesmo relendo-a à luz da sua paixão, morte e ressurreição”.

Francisco recordou que Cristo se imolou na Cruz, como diz a parábola e, portanto, está claro porque Ele é ‘o bom pastor’: porque ofereceu sua vida em sacrifício por nós.

“Cristo é o verdadeiro pastor, que realiza o modelo mais alto de amor pelo rebanho: Ele dispõe livremente da sua própria vida, ninguém tira a sua vida, Ele se doa pelo bem das ovelhas”.

Enquanto “o falso pastor “pensa em si mesmo e explora as ovelhas”. O bom pastor, pelo contrário, “pensa nas ovelhas e doa a si mesmo”, reiterou.

O Papa destacou que Cristo “é um guia atento que participa da vida de seu rebanho, não busca outro interesse, não tem outra ambição senão guiar, nutrir, proteger as suas ovelhas. E tudo isto ao preço mais alto, o do sacrifício de sua própria vida”.

O Papa explicou, que na figura de Jesus, bom pastor, “contemplamos a Providência de Deus, a sua solicitude paterna por cada um de nós “e “porque dando-nos Jesus como Pastor que dá a vida por nós, o Pai nos deu tudo aquilo que de maior e precioso poderia nos dar”.

“É o amor mais alto e mais puro, porque não é motivado por nenhuma necessidade, não é condicionado por nenhum cálculo, não é motivado por nenhum interessado desejo de troca”, disse ainda o Santo Padre.

Também nós, continuou, “experimentamos uma alegria imensa e nos abrimos ao reconhecimento por aquilo que recebemos gratuitamente”. Mas, “contemplar e agradecer não basta”. “É necessário seguir o Bom Pastor”, especialmente “aqueles que têm a missão de guiar na Igreja –como sacerdotes, bispos, Papas– não são chamados a assumir a mentalidade do ‘manager’, mas a de ‘servo’, à imitação de Jesus que, despojando-se de si mesmo, nos salvou com sua misericórdia”.

Fazendo menção aos novos sacerdotes da diocese de Roma, ordenados por ele na manhã de domingo na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco pediu que a Virgem Maria conceda, a ele e a todos os bispos e sacerdotes do mundo inteiro, a graça de servir o povo santo de Deus, mediante a “gloriosa pregação do Evangelho, a celebração dos Sacramentos e a paciente e humilde guia pastoral”.