Elizabeth II, rainha da Inglaterra e cabeça da igreja anglicana, acompanhada pelo seu marido, o duque de Edimburgo, e de uma pequena delegação, manterá pela tarde desta quinta-feira, 3 de abril, uma audiência privada com o Papa Francisco na Casa Santa Marta, residência do Pontífice no Vaticano.

Faz alguns meses, o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha visitaria o Vaticano em 2013, mas a viagem foi adiada, por motivos de saúde, a uma data anterior a 21 de abril de 2014, dia no qual a soberana inglesa faz 88 anos de idade.

Durante a visita oficial a Roma, a rainha Elizabeth e o duque de Edimburgo visitarão o Palácio Presidencial, onde participarão de um encontro com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Será depois desta reunião quando irão ao Vaticano para reunir-se com o Papa Francisco.

Como destaca a imprensa britânica, a última vez que a rainha Elizabeth II se encontrou com um Papa foi 16 de setembro de 2010, quando Bento XVI visitou o Reino Unido. O Papa Emérito foi recebido pela rainha no Palácio Real Holyroodhouse, depois de sua aterrissagem no aeroporto de Edimburgo.

Francisco será o quarto Pontífice a encontrar-se com a rainha. Ela já se reuniu com João XXIII, João Paulo II e Bento XVI. Entretanto, a última visita da rainha Elizabeth II ao Vaticano foi no ano 2000, quando teve uma reunião com João Paulo II durante 20 minutos. A rainha tinha anunciado uma viagem em 2013, mas foi cancelada. A primeira visita oficial da então princesa foi em 1951. Em 1961, voltou para o Vaticano, já como rainha da Inglaterra e foi recebida pelo Papa João XXIII.