No próximo dia 19 de janeiro, o Papa Francisco se reunirá no Lar “Principito”, em Puerto Maldonado (Peru), com aproximadamente 270 crianças e adolescentes – entre eles alguns órfãos – que sofreram o abandono, o assédio e a violência familiar.

Segundo informou o Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, também participarão deste evento algumas crianças de outros lares da região, como Santa Marta, Belém e Santa Cruz. Além disso, estarão presentes os estudantes da instituição de educação especial Stella Maris.

Está previsto que o Pontífice compartilhe cerca de uma hora com crianças e adolescentes, os quais apresentarão cantos, danças e atuarão para ele.

Atualmente, vivem cerca de 40 crianças no lar “Principito”, entre as quais, a menor tem três anos. O lar é administrado pela Associação para a Proteção das Crianças e Adolescentes (Apronia), fundada em 1996 pelo sacerdote suíço Xavier Arbex.

Roxana Sánchez, uma das funcionárias do lar, disse ao Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado que “cada criança é uma história”.

Pe. Arbex indicou que todos formam uma “família” e que, “como qualquer menino ou menina, eles vão ao colégio, fazem os seus deveres de casa, brincam, recebem os seus amigos e também fazem cursos em diferentes lugares. No caso dos adolescentes, eles se preparam para o ensino superior”.

O religioso chegou ao Peru na década de 1970 e conheceu a situação difícil que as crianças enfrentam em Puerto Maldonado, devido à mineração ilegal, o tráfico de pessoas e à exploração sexual infantil.

Por sua parte, Sánchez afirmou que ela e outras duas mulheres trabalham, inclusive nos feriados, para poder cuidar das crianças.

“O que fazemos, fazemos com prazer. Deus diz que as crianças devem ser felizes e todos os dias queremos tornar isso possível”, manifestou.

O Papa Francisco estará no Peru entre os dias 18 e 21 de janeiro. No dia 19, visitará Puerto Maldonado onde, além de visitar o lar “Principito”, irá se reunir com a população local e com representantes dos povos indígenas da Amazônia.

Preveem que no encontro do Santo Padre com a população no Instituto Tecnológico Jorge Basadre estarão presentes cinco irmandades que representam as devoções da região.

Confira também: