Lealdade, respeito e perseverança são valores tradicionais do mundo do esporte que o Papa Francisco incentiva a levar à sociedade para construir uma “cultura do encontro”.

Assim assinalou durante a audiência com os jogadores e representantes da Liga Nacional de Futebol Americano, que foram recebidos na Sala Paulo VI antes da Audiência Geral de hoje.

O Santo Padre começou seu discurso destacando o seu amor pelo esporte: “Assim como vocês, eu sou apaixonado por futebol, embora no país onde eu nasci, joguem de uma maneira muito diferente”, brincou.

Em seguida, refletiu sobre o que o esporte pode contribuir para a sociedade. O Papa destacou “os valores tradicionais da lealdade e do espírito esportivo que tentam praticar tanto no campo quanto em suas vidas, em suas famílias e na sua comunidade”.

“O mundo no qual vivemos, e especialmente os jovens, precisam de modelos, pessoas que nos mostrem como dar o melhor de nós mesmos para que os dons e talentos que Deus nos deu deem frutos. Assim, indicam o caminho de um futuro melhor para a nossa sociedade”, pontuou.

Nesse sentido, afirmou que “o trabalho de uma equipe, o jogo leal e o desejo de melhorar são valores, também no sentido religioso do termo, que orientam seus esforços no campo”.

Entretanto, “também há uma necessidade urgente destes valores fora do campo, em todos os aspectos da vida na comunidade. São os valores que ajudam a construir uma cultura do encontro, na qual se previne e ajuda os nossos irmãos e irmãs em suas necessidades e combate-se o individualismo exagerado, a indiferença e a injustiça que nos impede de viver como uma só família humana”.

“Quanta necessidade há no mundo desta cultura do encontro!”, concluiu o Papa Francisco.

Confira também: