Depois de deixar o aeroporto internacional Arturo Merino Benítez, na noite de segunda-feira, 15 de janeiro, o Papa Francisco realizou a sua primeira atividade em Santiago, no Chile, ao visitar a paróquia São Luís Beltrán, onde rezou por alguns minutos diante do túmulo de Dom Enrique Alvear Urruria, chamado “Bispo dos pobres”, cuja causa de canonização está aberta.

Dom Alvear se destacou por seu notável trabalho com os mais necessitados e defesa dos direitos humanos.

Nasceu em Cauquenes do Maule, em 29 de janeiro de 1916, e foi ordenado sacerdote em 19 de setembro de 1941.

Foi formador e diretor espiritual no Seminário de Santiago. Também foi professor de Teologia Espiritual na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica nos anos 1940 e 1950.

Sua inquietude e seu amor pelos pobres o levaram a iniciar comunidades cristãs em bairros da periferia de Santiago e, em 1961, foi nomeado vigário geral de Santiago, com a missão especial de pastorear os setores populares da Arquidiocese.

No dia 4 de março de 1963, o Papa João XXIII o nomeou Bispo e, em 21 de abril de 1963, recebeu a consagração episcopal sob o lema “O Senhor me enviou para evangelizar aos pobres”.

Foi Bispo Auxiliar de Talca (1963-1965), Bispo de San Felipe (1965-1974) e depois Bispo Auxiliar de Santiago (1974-1982).

Durante sua vida, manifestou um amor preferencial pelos pobres: os trabalhadores, os camponeses, os desempregados, as vítimas das violações dos direitos humanos, sem descuidar da atenção e da visita às pessoas, quaisquer que fosse sua condição social.

Morreu em 29 de abril de 1982 e seus restos mortais foram sepultados no Santuário de Lourdes. No dia 13 de abril de 2008, foram transladados para a Paróquia de São Luís Beltrán, na comuna de pudahuel.

Em 9 de março de 2012, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, na época Bispo, abriu sua causa de beatificação.

Oração para a devoção privada

Deus Pai, te damos graças por teu querido filho
o Bispo Enrique Alvear.
Ele nos mostrou com sua oração, sua simplicidade, sua proximidade humana
o belo rosto de Jesus, o Bom Pastor.
Ensinou-nos a amar a tua Igreja, a Eucaristia,
a Palavra de Deus e a Virgem Maria;
Ele consagrou com alegria sua vida aos prediletos de Jesus;
os pobres, os sofredores e os mais negligenciados.
Deu-nos fiel testemunho do Evangelho do Amor,
e colaborou com seu coração missionário
para estabelecer teu Reino de Verdade, de Justiça e de Paz.
Se é tua vontade, Pai, digna-te a abrir os caminhos para sua beatificação.
Nós te pedimos em nome de Cristo Nosso Senhor. Amém.

Confira também: