O Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade aos atingidos pelos incêndios que atingem Portugal desde domingo e já deixaram ao menos 41 mortos e dezenas de feridos no país.

A mensagem de pesar do Pontífice foi encaminhada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, através do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

“Profundamente entristecido pelas dramáticas consequências dos incêndios destes dias no centro-norte de Portugal, o Santo Padre assegura sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e eleva preces ao Senhor pedindo que console os atingidos pela tragédia nos seus afetos e nos seus bens”, afirma.

Além disso, pede que o Senhor “inspire em todos sentimentos de esperança e solidariedade para superar a adversidade”.

O Pontífice também “anima instituições e pessoas de boa vontade a prestarem nestes momentos difíceis uma ajuda eficaz com espírito generoso e fraterno”.

Por fim, “pede aos pastores das várias dioceses envolvidas na tragédia que transmitam seus sentidos pêsames aos familiares dos defuntos e expressem aos feridos e desalojados sua solicitude e unidade espiritual em penhor do que lhes concede uma consoladora Bênção Apostólica”.

Este é o segundo maior incêndio que atinge Portugal neste ano. As centenas de incêndios que deflagraram no domingo deixaram 41 mortos e 71 feridos, além dos elevados danos materiais, obrigando a evacuar localidades, realojar populações e cortar dezenas de estradas.

Em junho deste ano, outro incêndio de grandes proporções atingiu a região de Pedrógão Grande e se espalhou por outros municípios, provocando 64 mortos e mais de 250 feridos.

De acordo com a Rádio Renascença, somente em quatro meses – de 17 de junho a 15 de outubro deste ano –, mais de 100 pessoas morreram em incêndios. Este número é quase o mesmo do que foi contabilizado entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2016, quando 165 pessoas morreram em decorrência de incêndios em Portugal.

Confira também: