O Papa Francisco rezou na manhã deste sábado no Memorial de Tzitzernakaberd, que recorda todos os falecidos no genocídio armênio perpetrado pelo Império Otomano entre 1915 e 1923, no qual cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram.

Acompanhado de sua comitiva e de diversas autoridades civis e religiosas, entre os quais o presidente da Armênia, Serzh Sargsyan, o Santo Padre deixou uma coroa de flores no memorial, que foi trazido ao local de maneira solene por três guardas.

Ali, Francisco rezou por um momento em silêncio pelos falecidos no genocídio, enquanto a banda tocava o hino pontifício.

Em seguida, o Papa foi até o lugar da “chama eterna” onde deixou uma rosa branca, enquanto o presidente e o Catholicos de Todos os Armênios deixaram rosas vermelhas.

Novamente, o Papa elevou uma oração pessoal silenciosa, após a qual teve início a liturgia preparado para esta ocasião.

A celebração começou às 8h53 (hora local). Na liturgia, o Papa rezou a seguinte oração em italiano:

Cristo, coroa os teu Santos

e cumpre a vontade de teus fiéis e olhas com amor e doçura às tuas criaturas,

escuta-nos dos céus da tua santidade,

por intercessão da Santa Mãe de Deus,

pelas súplicas de todos os teus santos,

e daqueles de quem hoje é a memória.

Ouvi-nos, ó Senhor e tem piedade,

Perdoai-nos, expia e perdoa os nossos pecados.

Faze-nos dignos para glorificar-te

com sentimentos de graças, junto ao o Pai e ao Espírito Santo,

agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Após a oração do Catholicos, o Papa e o presidente ouviram uma peça da tradição armênia interpretada por cinco músicos com instrumentos semelhantes a uma flauta.

Antes de retirar-se, o Papa regou uma planta colocada para recordar sua passagem pelo memorial e assinou o livro de visitas.

Depois da assinatura, cumprimentou um grupo de descendentes de armênios perseguidas que sobreviveram graças ao Papa Bento XV, ao ser escondidos em Castel Gandolfo, na residência dos Papas nos arredores de Roma.

Mais em

O Memorial de Tzitzernakaberd

Encontra-se junto ao Museu do Genocídio Armênio, a oeste do rio Hrazdan e perto da capital Yerevan. Tzitzernakaberd significa fortaleza das pequenas andorinhas.

É uma construção que começou em 1966, quando um milhão de pessoas se manifestaram em Yerevan por 24 horas para comemorar o 50º aniversário do genocídio armênio. O trabalho foi concluído em 1968.

Neste memorial há uma estela de 44 metros de altura, que simboliza o renascer dos armênios. Está localizado ao lado das doze lajes e é feito de basalto.

As lajes, entre as quais se localiza a chamada “chama eterna”, representam as doze províncias perdidas no atual território da Turquia.

No memorial tem, finalmente, uma parede em que estão inscritos os nomes das cidades e aldeias nas quais foram executados os massacres.

Confira também: