O Papa Francisco novamente revelou à imprensa sua preocupação pela grave situação que vivem os cristãos no Oriente Médio e afirmou: “quero ir ao Iraque”.

Durante o vôo de volta a Roma logo depois de passar três dias de visita apostólica na Turquia, o Santo Padre dialogou durante 46 minutos respondendo a dez perguntas feitas por jornalistas que viajavam com ele no avião papal.

No diálogo o Papa Francisco reiterou sua vontade de ir a este país onde os cristãos são perseguidos pela fé e sofrem em meio ao terror e o ódio.

“Sabem o que significa pensar na saúde, na alimentação, em uma cama, uma casa para um milhão de refugiados? Eu quero ir ao Iraque. Falei com o patriarca Sako. No momento não é possível. Se eu fosse neste momento, criaria um problema para as autoridades, para a segurança”, afirmou.

A primeira vez que o Pontífice expressou seu desejo de visitar o Iraque, foi em agosto, em sua viagem de volta a Roma logo depois de estar na Coréia do Sul: “estou disposto a ir ao Iraque e acredito poder dizê-lo”, inclusive explicou que “se fosse necessário depois da viagem a Coréia, poderia ir até lá; era uma das possibilidades. Estou disposto! Neste momento não é o melhor, mas estou disposto a isso”, recalcou.

O Papa Francisco está constantemente enviando mensagens de oração e proximidade ao povo da Síria e do Iraque. Na audiência geral de 26 de novembro, dois dias antes de iniciar sua viagem à Turquia ele disse aos peregrinos do meio oriente: “Sejam fortes e aferrem-se à Igreja e à sua esperança, e cuidem com seu perdão, com o amor e com a paciência do seu testemunho! Que o Senhor os proteja e os sustente”.

No 5 de setembro passado, o Papa Francisco postou em sua conta no Twitter @Pontifex_pt, sua primeira foto e ele foi dedicada aos cristãos perseguidos no Iraque e pedindo aos católicos do mundo que rezem junto a ele por estes irmãos que fogem da violência do Estado Islâmico (ISIS).