Amanhã, 8 de maio, o Papa Francisco receberá Karekin II, líder da Igreja Apostólica Armênia, que estará em Roma (Itália), de 7 a 9 de maio. Karekin II foi eleito 132º Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios em 1999.

Durante o encontro, ambos os líderes religiosos rezarão juntos. Além disso, Karekin II visitará o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e alguns dicastérios da Cúria Romana. Também irá ao túmulo de São Pedro e rezará diante da estátua de São Gregório o santo padroeiro e primeiro líder da Igreja Apostólica Armênia que se encontra no pátio do norte da basílica vaticano.

A Igreja Armênia compreende duas circunscrições eclesiásticas e dois patriarcados e conta com cerca de seis milhões de fiéis. As duas circunscrições de Etchmiadzin e de Antelias estão em plena comunhão, mas são independentes do ponto de vista administrativo. O Patriarcado Armênio de Jerusalém e o Patriarcado Armênio de Constantinopla dependem de Etchmiadzin para as questões espirituais.

A partir do Concílio Vaticano II desenvolveram-se novas relações entre a Igreja Católica e a Igreja Armênia. Representantes das duas circunscrições de Etchmiadzin e de Antelias são membros da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

Durante o jubileu do ano 2000, o Catholicós Karekin II visitou a Igreja de Roma. Em 2001, o Papa João Paulo II, por sua vez, visitou o Catolicosado de Etchmiadzin. O patriarca guiou a delegação armênia durante os funerais de João Paulo II. Também em 2008 e em 2012 Karekin II se encontrou com Bento XVI e esteve presente durante a inauguração do ministério petrino de Francisco.