O Papa Francisco recebeu como presente nesta segunda-feira, 18 de agosto, uma coroa de espinhos feita com arame farpado vindo da cerca original que dividia a Coréia do Sul e a Coréia do Norte depois da guerra que terminou em 1953.

Antes de iniciar a Missa pela Paz e Reconciliação da Península Coreana, o Santo Padre rezou durante alguns instantes em frente à imagem da Virgem de Fátima e da coroa de espinhos colocada aos seus pés, no edifício anexo à Catedral de Myeong-dong.

Nesse mesmo edifício o Pontífice recebeu e cumprimentou diversos líderes religiosos da Coréia do Sul.

Em declarações ao Grupo ACI, o Bispo Peter Kang U-Il, Presidente da Conferência Episcopal da Coréia e do Comitê Preparatório da Visita do Papa Francisco à Coréia, explicou que "esta coroa foi feita com os arames farpados que foram colocados na fronteira quando se criou a zona desmilitarizada" que divide a Península.

Esta coroa, indicou o Prelado, “simboliza a dor e o sofrimento daqueles que foram perseguidos ou que morreram por causa da guerra ocorrida entre 1950 e 1953”.

O também bispo de Cheju afirmou que “a partir deste sofrimento que significou o sacrifício destas pessoas na guerra, devemos restabelecer nossas relações com a Coréia do Norte e fazer possível o desenvolvimento da paz”.

O Prelado explicou que a coroa de espinhos, sob a qual se escreveu o lema "Oração pela nossa reconciliação e harmonia", foi feita para ser oferecida ao Santo Padre.

Na Missa pela Paz e a Reconciliação, o Papa Francisco afirmou que “aquilo que, visto duma perspectiva humana, parece ser impossível, impraticável e às vezes até repugnante, Jesus torna-o possível e frutuoso com a força infinita da sua cruz".

“A cruz de Cristo revela o poder que Deus tem de superar toda a divisão, curar toda a ferida e restaurar os vínculos originais de amor fraterno”, afirmou o Pontífice.

Para ler a homilia do Papa na íntegra ingresse em: http://www.acidigital.com/noticias/integra-homilia-do-papa-na-missa-pela-paz-e-reconciliacao-da-coreia-66693/

Para ler as notícias da viagem do Papa Francisco à Coréia, ingresse em: http://www.acidigital.com/coreia2014/