O Papa Francisco sublinhou que com a festa do Batismo do Senhor, no dia 10 de janeiro, termina o tempo do Natal e começa o tempo comum na liturgia, por isso fez uma recomendação.

“E amanhã, caros irmãos e irmãs, ao concluir o Tempo do Natal, retomaremos com a liturgia o caminho do Tempo Comum. Não nos cansemos de invocar a luz e a força do Espírito Santo, para que nos ajude a viver as coisas comuns com amor e, assim, torná-las extraordinárias”, convidou o Papa.

Nesse sentido, o Santo Padre destacou que “é o amor que muda: as coisas comuns parecem continuar a ser comuns, mas quando são feitas com amor, tornam-se extraordinárias” e acrescentou que “se permanecermos abertos, dóceis ao Espírito, Ele irá inspirar os nossos pensamentos e ações quotidianas”.

Anteriormente, o Pontífice refletiu sobre o Batismo de Jesus no rio Jordão e sublinhou que na narração do Evangelho de São Marcos é descrito quando extraordinariamente "os céus abrem-se e a Trindade é finalmente revelada" e o Espírito Santo "desce sob a forma de pomba e o Pai diz a Jesus: ‘Tu és o meu Filho muito amado’”.

Desta forma, o Santo Padre destacou que “Jesus faz-se servo dos pecadores e é proclamado Filho; Ele abaixa-se sobre nós e o Espírito desce sobre Ele”.

“O amor chama pelo amor. Também se aplica a nós: em cada gesto de serviço, em cada obra de misericórdia que realizamos, Deus manifesta-se, Deus põe o seu olhar sobre o mundo. Isto é válido para nós”, advertiu o Papa.

Por isso, o Santo Padre convidou-nos a recordar sempre que “mesmo antes que façamos algo, a nossa vida é marcada pela misericórdia que se pousou sobre nós” e acrescentou “fomos salvos gratuitamente. A salvação é gratuita”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: