O Papa Francisco ofereceu visitar o México “como o merece e não às pressas”, na sua recente entrevista com a jornalista Valentina Alazraki da TV mexicana Televisa.

A jornalista mexicana lhe consultou “por que não foi programada uma etapa no México quando fará a viagem, em setembro, aos EUA, para o Encontro Mundial das Famílias?”.

Em resposta, o Santo Padre explicou que “pensava em entrar nos EUA pela fronteira mexicana”.

“Mas passar por Ciudad Juarez ou Morelia sem visitar Nossa Senhora de Guadalupe deixaria os mexicanos muito frustrados. Além disso, o México não pode ser visto com pressa ou de passagem”.

Francisco assegurou que “seria necessário, pelo menos, uma semana, mas prometo que farei esta viagem como o país merece. Por isso decidi não entrar pelo México”.

Em outro momento, o Papa recordou que esteve “duas vezes no México. Nos anos 70, que estive na vila, antiga, Santuário, que fui visitar o noviciado, a Casa de Formação, porque fui nomeado Mestre de noviços”.

O Santo Padre assinalou que a sua visita ao México ocorreu “quando São João Paulo II promulgou a Ecclesia in America (em 1999). E aí já conheci o novo Santuário”.

“Duas vezes, mas víamos muito o cinema mexicano na Argentina, lembro-me do Cantinflas… eu gosto muito da música, assim, com muito gosto vou dar a bênção a todos e peço que rezem por mim”.

O Santo Padre pediu ao concluir a entrevista que “Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe do México e Mãe da América, rogai por nós”.