Neste sábado, 26 de janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, o Seminário Maior de São José recebeu um belo ostensório presenteado pelo Papa Francisco.

A entrega do ostensório ocorreu depois do almoço entre o Santo Padre e dez jovens peregrinos da JMJ, realizado no próprio Seminário.

Após o encontro, o Papa Francisco foi à capela do seminário, onde rezou durante alguns minutos, saudou alguns dos seminaristas, aos quais incentivou a “servir sempre ao Senhor".

Com relação ao presente dado ao seminário, a Santa Sé explicou que o ostensório foi feito com metal dourado e prateado. Em volta do receptáculo e em suas pontas há inserções de pasta vítrea vermelha que lembram o sangue de Cristo e fazem os raios brilharem.

A moldura do receptáculo também está rodeada por trepadeiras com cachos de uvas que lembram a própria essência do dever de todo bom cristão de adorar regularmente o Santíssimo Sacramento.

Nos quatro lados da cruz há espigas de trigo que lembram a Paixão de Cristo, de onde vem o fruto da Ressurreição, e suas pontas também contêm inserções de vítrea vermelha.

Seu corpo principal está elegantemente decorado com pasta vítrea vermelha, enquanto na base há anjos orando, feitos com troquel de prata.

A base está dividida geometricamente para criar figuras com formas de trapézios grandes e pequenos, com inserções decorativas que simbolizam o Sacrifício de Cristo.

Confira também: