A Santa Sé emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira, informando que o Papa Francisco anunciou a possibilidade de viajar à Cuba em setembro, logo após a sua viagem aos Estados Unidos.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou aos meios de comunicação que “O Santo Padre levou em consideração a ideia de realizar uma etapa em Cuba por ocasião da sua próxima viagem aos Estados Unidos”.

O Pe. Lombardi acrescentou que, os contatos com as autoridades do país ainda estão numa fase inicial para que hoje se possa falar desta etapa como uma “decisão tomada e um projeto operativo”.

Nos próximos dias a relação com as autoridades cubanas iniciará uma nova etapa com a visita do Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, que visitará a ilha de 22 a 28 de abril. O Cardeal Stella foi Núncio em Cuba de 1993 a 1999 e organizou a visita de São João Paulo II em 1998, na primeira vez que um Papa visitou à ilha, ademais, em março de 2012 recebeu o Papa Emérito Bento XVI.

A visita do Cardeal Stella iniciará no dia 17 de dezembro, Cuba e Estados Unidos anunciaram o reinicio das relações diplomáticas e reconheceram a contribuição fundamental que a Santa Sé teve neste processo.

O Papa Francisco viajará aos Estados Unidos na segunda quinzena de setembro para participar do Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia, que será celebrado de 22 a 25 deste mesmo mês. Antes, porém, o Pontífice passará por Washington, para encontrar-se com o Presidente Barack Obama e discursar no Congresso americano, e por Nova Iorque, para um pronunciamento na sede da ONU.

A possível viagem a Cuba seria realizada durante a sua participação neste importante evento.