O Blogfest 2013, o festival que reúne importantes especialistas em redes sociais na Europa, nomeou o Papa Francisco como a Personalidade do Ano, devido à "proximidade, frequência e determinação" das palavras que escreve no seu perfil do Twitter @pontifex, onde é seguido por quase dez milhões de pessoas.

A responsável pelo livro "As mensagens do Papa no Twitter", Cecilia Seppia, explicou em uma entrevista publicada no dia 6 de outubro pela Rádio Vaticano que "quando é necessário limitar-se aos 140 caracteres disponíveis no Twitter não se pode dizer aquilo que é óbvio, banal, deve-se procurar o existencial e o Papa parece ter entendido bem este aspecto".

O que mais convence da conta do Papa Francisco "é precisamente a ‘existencialidade’ com a que chama para as coisas fundamentais", acrescentou.

"Neste caso, Francisco com este instrumento, consegue dizer as palavras essenciais que às vezes nos fascinam e outras nos comovem. São palavras que pedem ser compartilhadas; e, com efeito, o mais impressionante é que os tweets do Papa são compartilhados continuamente".

Seppia explicou que o homem precisa, agora mais que nunca, saber mais sobre o anúncio de Deus, "deste testemunho de verdade".

"As coisas efêmeras não servem para o homem e me parece que desta maneira o Papa Francisco oferece na rede esse rosto humano que cada instrumento criado pelo homem deveria ter, sobretudo, na hora de comunicar-se", referiu.

"O segredo da vida cristã é o amor. Só o amor preenche os vazios, as voragens que o mal abre nos corações.", escreveu o Papa no seu perfil do Twitter em 8 de outubro.