Ao cumprir-se hoje um ano do anúncio de sua renúncia ao pontificado, efetuado no dia 11 de fevereiro de 2013, o Papa Francisco exortou todos os católicos do mundo a rezar juntos por Bento XVI.

Através de sua conta do twitter, o Santo Padre pediu a todos que “Hoje convido-vos a rezar juntos comigo por Sua Santidade Bento XVI, um homem de grande coragem e humildade”.

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”.

Nesse dia, Bento XVI presidia o consistório para a canonização dos mártires de Otranto e escolheu esse lugar e esse momento para fazer um anúncio histórico em latim.

Nesse mesmo dia o agora Bispo Emérito de Roma anunciou que a Sé de Pedro ficaria vacante
a partir do dia 28 de fevereiro de 2013. Uns dias mais tarde, 13 de março, os cardeais reunidos no conclave elegeram o Papa Francisco.

Desde então, o primeiro Papa jesuíta e latino-americano da história não deixou de elogiar e agradecer a Bento XVI, a quem considera como o “avô sábio” na família da Igreja.