Ao final da Audiência Geral celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco pediu aos fiéis que o acompanhem com as suas orações na sua viagem à Albânia no próximo dia 21 de setembro e cuja ênfase principal são os mártires cristãos perseguidos pelo comunismo e o exemplo que este país dá ao mundo com respeito ao diálogo inter-religioso.

“No próximo domingo, com a ajuda de Deus, irei à Albânia. Decidi visitar este país porque sofreu muito em consequência de um terrível regime ateu e agora está realizando uma pacifica convivência entre suas várias componentes religiosas. Cumprimento desde já com carinho o povo albanês e agradeço pela preparação desta visita. Peço a todos que acompanhem com a oração, com a intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho. Obrigado!”, expressou o Papa ante os 50 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

O lema da viagem é “Juntos com Deus para a esperança que não decepciona” e contempla, também a cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial, a Missa na Praça de Tirana dedicada à Beata Madre Teresa, o encontro inter-religioso na Universidade Católica “Nossa Senhora do Bom Conselho”, a Vésperas na nova Catedral de Tirana onde haverá os testemunhos dos sobreviventes da perseguição comunista; assim como uma visita ao Centro Betânia que acolhe a crianças deficientes e abandonadas.