O Papa Francisco exortou os agentes de segurança pública que trabalham no Vaticano a "perseverar e procurar o melhor no estilo de trabalho de vocês, esforçando-se para acolher todos com muita paciência e compreensão, sobretudo naqueles momentos em que se sobressaem o cansaço ou o peso de situações desagradáveis​​".

Este discurso foi feito nesta quinta-feira, 17 de janeiro, na audiência realizada na Sala Clementina do Vaticano, onde recebeu os funcionários do Inspetorado de Segurança Pública do Vaticano e renovou a sua "profunda gratidão pelo louvável serviço" que oferecem diariamente à Sé Apostólica e à Cidade do Vaticano.

Em seu discurso, o Santo Padre recordou as recentes festividades de Natal e Epifania que "dão a possibilidade de meditar mais uma vez sobre a manifestação de Jesus na terra".

"A sua presença dá sentido à nossa vida e nos estimula à esperança, ajudando-nos a levantar o olhar além das dificuldades e dos problemas de cada dia. Ao mesmo tempo nos empurra para a caridade, para viver as nossas relações com postura fraterna e misericordiosa, especialmente com as pessoas que sofrem por doença, abandono e marginalização", afirmou.

Da mesma forma, o Papa ressaltou aos agentes de segurança a atitude "de proximidade com as pessoas, típica de seu trabalho, que eles têm a possibilidade de testemunhar a cada dia" para os peregrinos e turistas que visitam a Basílica de São Pedro.

“É frequentemente reconhecida a competência e sensatez de vocês ao enfrentar as várias situações, inclusive aquelas mais críticas", disse o Pontífice, que lhes agradeceu por seu "profissionalismo e generosidade".

Além de lembrar o serviço cotidiano dia e noite na Praça de São Pedro, o Papa agradeceu a disponibilidade e a "eficaz colaboração" que têm nas várias visitas pastorais às paróquias e às outras comunidades de Roma, como também às outras cidades italianas.

Finalmente, o Papa Francisco lhes pediu "para preservar as raízes culturais da cidade, da pátria, da cultura”, porque assegurou que esta civilização “corre o perigo de perder as raízes” e “as raízes são aquelas que nos dão identidade”

Ao finalizar, o Santo Padre os confiou à "intercessão maternal de Maria Santíssima" e desejou que sejam próximos a ela no trabalho e que ela possa sustentar suas famílias.

Confira também: