É necessário aumentar as “políticas públicas a favor da família”, expressou o Papa Francisco em uma mensagem urgente enviada ao professor alemão Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, por ocasião da abertura do encontro anual, celebrado do dia 23 ao 26 de janeiro, em Davos (Suíça).

O Fórum Econômico Mundial, também conhecido como Fórum de Davos, realiza o seu encontro anual com o lema: "Criar um futuro compartilhado em um mundo fraturado". Neste ano, esperam a participação de mais de 340 líderes políticos, inclusive vários chefes de estado.

Em sua mensagem, divulgada pelo Vaticano na segunda-feira, 22 de janeiro, mas datada de sexta-feira 12, o Papa Francisco exorta “não podemos permanecer silenciosos diante do sofrimento de milhões de pessoas cuja dignidade está ferida, e não podemos seguir em frente como se a expansão da pobreza e a injustiça não tivesse uma causa”.

“É um tema moral, uma responsabilidade que diz respeito a todos, criar as justas condições para viver com dignidade”, continua.

Depois de denunciar a "cultura do descarte" e a necessidade de combatê-la a fim de encorajar as novas gerações, o Santo Padre rechaçou os "interesses particulares e a ambição que busca o lucro a qualquer custo".

“A instabilidade financeira causo novos desafios e problemáticas para os governos, como o crescimento do desemprego, de novas formas de pobreza e o aumento do abismo socioeconômico e novas formas de escravidão, muitas vezes relacionadas a conflitos, migrações e vários problemas sociais”.

Francisco também denunciou que o ser humano seja considerado como "um simples bem de consumo para ser usado”, de modo que “quando a vida já não serve a tal mecanismo, é descartada sem nenhum cuidado”.

Nesse sentido, disse: “é fundamental salvaguardar a dignidade da pessoa humana”, sobretudo “oferecendo a todos reais oportunidades para um desenvolvimento humano integral, através de políticas econômicas que favoreçam a família”.

Ao concluir, o Pontífice sublinhou que “agora é o momento de dar passos corajosos e firmes pelo nosso amado planeta. Este é o momento de exercer a nossa responsabilidade a fim de contribuir ao desenvolvimento da humanidade”.

O Fórum é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. A respeito do evento, Klaus Schwab afirma que “a nossa reunião anual procura superar o índice de fratura, reafirmando os interesses compartilhados entre as nações e assegurando o compromisso na renovação dos contratos sociais por meio do crescimento inclusivo".

Durante este evento, a ONG internacional Oxfam publicou o seu relatório anual em Londres, o qual assinala que dos 82% do dinheiro mundial em 2017, apenas 1% foi parar nas mãos da população.

Além disso, segundo informa a BBC, 50% da população pobre no mundo não teve nenhum aumento em sua renda.

Confira também: