No dia em que a Igreja celebra a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus ou Santa Teresa de Lisieux, o Papa Francisco alentou os fiéis a pedirem a esta jovem santa francesa e Padroeira das Missões, o carisma de amar muito a Igreja.

Na sua catequese desta quarta-feira, o Santo Padre recordou que “hoje a Igreja festeja Santa Teresinha do Menino Jesus. Esta santa, que morreu aos 24 anos e amava tanto a Igreja, queria ser missionária, mas queria ter todos os carismas e dizia: ‘Eu gostaria de fazer isto, isto e isto’”.

“Foi em oração que sentiu que o seu carisma era o amor. E disse esta bela frase: ‘No coração da Igreja eu serei o amor’. E todos temos este carisma: a capacidade de amar”

“Peçamos hoje a Santa Teresa do Menino Jesus esta capacidade de amar tanto a Igreja, de amá-la tanto e aceitar todos esses carismas com este amor de filhos da Igreja, da nossa santa mãe Igreja hierárquica”.

“Quero passar meu céu fazendo o bem na terra”, dizia Santa Teresinha que também é Doutora da Igreja.

Santa Teresa viveu só 24 anos: nasceu um 2 de janeiro de 1873 e morreu em 30 de setembro de 1897. No seu enterro não foram mais de 30 pessoas no cemitério de Lisieux. Entretanto, esta jovem santa deixaria um grande legado de amor para a Igreja que se conheceria com o passar dos anos.

Um ano depois de sua morte, a partir dos seus escritos, foi publicado o livro “História de uma alma” que conquistou o mundo por que revelou o quanto esta religiosa tinha amado o Senhor Jesus.