Na manhã de hoje, o Papa Francisco presidiu a Oração do Ângelus e falou sobre o Evangelho do dia, mencionou as três parábolas da misericórdia e refletiu a respeito do perdão de Deus.
 
"Seu perdão cancela o passado e nos regenera no amor". O Pontífice ainda disse que "quando nós pecadores nos convertemos e nos deixamos encontrar por Deus, não nos espera repreensões e durezas, porque Deus salva, volta a acolher-nos em casa com alegria e faz festa".
 
O pontífice disse a todos que "a mensagem do evangelho de hoje nos dá uma grande esperança, por que nos mostra que não há pecado que, com a graça de Deus, não possamos ressurgir; não há ninguém irrecuperável, porque Deus não cessa nunca de querer o nosso bem".
 
"Com essas três parábolas, Jesus nos quer fazer compreender que Deus Pai é o primeiro a ter, em relação aos pecadores, um atitude acolhedora e misericordiosa", disse o Pontífice.
 
Na primeira parábola Deus é apresentado como um pastor que abandona as noventa e nove ovelhas e ao encontro daquela que está perdida. Na segunda observou "uma mulher que perdeu uma moeda e a procura até a encontrar e na terceira o pai que regozija e faz festa pelo regresso a casa do filho que havia se afastado da família."
 
Em seguida, o Papa Francisco disse que todas elas têm um elemento comum: "alegrar-se juntos, fazer festa". Com as três histórias "Jesus apresenta um Deus de braços abertos, que trata os pecadores com ternura e compaixão."
 
Segundo o Santo Padre, "o mais comovente é perceber a manifestação do infinito amor de Deus, através do Pai que abraça o seu filho que regressou."
 
"O caminho de volta para casa é a via da esperança e da vida nova". "Deus espera sempre o nosso pôr-se a caminho, ele nos espera com paciência, nos vê quando ainda estamos longe, corre ao nosso encontro, nos abraça, nos perdoa ", disse o Pontífice.